Deu Zebra!

Ficha técnica


País


Sinopse

Listrado é uma zebra que foi adotado por um fazendeiro ainda filhotinho. Achando que é um cavalo, ele sonha em participar de corridas. Mas mesmo apesar do mais árduo treinamento, o animal tem pouca chance para competir. Mas ele não desanimará e uma surpresa pode acontecer quando acredita em si mesmo.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

30/08/2005

Animais fofinhos e uma trama simples, mas eficiente para o público alvo (as crianças) é a receita de Deu Zebra!. Tendo isso em mente é até possível encontrar alguma diversão nessa comédia que estréia no cinema brasileiro apenas em cópias dubladas.

Um filhote de zebra (dublado por Bruno Gagliasso) é deixado para traz por um circo itinerante numa noite de tempestade. Ele é resgatado pelo fazendeiro Nolan Walsh (Bruce Greenwood) e sua filha Channing (Hayden Panettiere), que decidem ficar com o animal e criá-lo com os outros bichos da fazenda. Os outros animais estranham esse ‘cavalo’ esquisito, mas a cabra Franny (dublada por Cissa Guimarães) logo faz amizade com a zebra, mas não consegue conquistar a amizade do cavalo Tuck logo de cara. Mas, no futuro a experiência do cavalo em treinar animais para corridas será muito útil à zebra.

Antes mesmo que alguém consiga desvendar se a zebra é um animal branco com listras pretas, ou um animal preto com listras brancas, o bicho ganha o nome de Listrado, e ele descobre o mundo das corridas de cavalo. Ao lado da fazenda há um hipódromo, e a zebra fica fascinado com a possibilidade de competir com os outros cavalos. O que ele, e os demais animais, não sabe é que Listrado não é cavalo.

Mas como esse é um filme infantil, com uma mensagem, Listrado vai vencer todas as adversidades para triunfar. Não dá para ignorar que o filme traz algumas lições positivas para as crianças, como o esforço para superar barreiras e a aceitação das diferenças – além de mostrar que cada um, por mais estranho que possa parecer, também pode ser legal.

Para os adultos também há alguns momentos de diversão – desde que estejam dispostos a embarcar numas piadas um tanto quanto lúdicas, mas até que divertidas. A maioria delas protagonizadas por um pelicano chamado Ganso (dublado por um impagável Evandro Mesquita) que vai para o campo fugido de um grupo de mafiosos. Diversão garantida também é a dupla de moscas viciadas em excremento e dubladas por João Gordo e Matheus Nachtergaele.

A movimentação labial dos animais de Deu Zebra! lembra Baby – Um Porquinho Atrapalhado, assim como a idéia central da história, da sociedade dos animais como uma representação do mundo dos humanos.

Alysson Oliveira


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança