8 ½ Festa do Cinema Italiano


Festival de cinema italiano começa dia 28 gratuito e online

Sem assinatura
Neste ano, o festival 8 ½ Festa do Cinema Italiano será realizado em formato totalmente online, entre os dias 28 de agosto a 10 de setembro. Os filmes poderão ser acessados diretamente no site do festival e por meio da plataforma Looke. Para assistir, é necessário realizar um cadastro gratuito no site.
 
Vinte dos melhores filmes italianos dos últimos anos, a maioria deles ainda inéditos no Brasil, estarão disponíveis online durante o festival.. Com o objetivo de alcançar o maior público possível, os filmes podem ser assistidos via web, em Smart TV, tablet e nos principais suportes iOS e Windows. 
 
Nesta edição, estão garantidas as premières de importantes filmes, que revelam as novas tendências do cinema italiano e que circularam por festivais internacionais, como o premiado Normal, de Adele Tulli, que estreou no Festival de Cinema de Berlim 2019; A Passagem (foto ao lado), de Michele Manzolini e Federico Ferrone, que estreou na mostra Sconfini do Festival de Veneza 2019; Selfie, de Agostino Ferrente, que também integrou o Festival de Berlim 2019 e também O Aprendizado, de Davide Maldi, que integrou a competição do Festival de Locarno 2019. 
 
A lista ainda inclui o premiado Martin Eden (foto ao lado), de Pietro Marcello, que garantiu a Luca Marinelli a Copa Volpi de Melhor Ator no Festival de Veneza 2019. O longa estreou em circuito no Brasil em março, mas teve sua campanha reduzida por conta da Covid 19.  A seleção traz também O Rei de Roma, de Daniele Luchetti, uma sátira inteligente sobre a figura controversa de Silvio Berlusconi, que já entrou em circuito no Brasil mas volta ao Festa com uma chance  para o público brasileiro conferir o trabalho do diretor Daniele Luchetti, que neste ano abre o 77º Festival de Veneza, em 2 de setembro, com seu novo longa: Lacci.
 
Neste ano, há ainda grandes sucessos de público e crítica como Nápoles Velada, do prestigiado diretor Ferzan Ozpetek, com Giovanna Mezzogiorno e Alessandro Borghi, vencedor do David de Donatello de Melhor Fotografia e Melhor Direção de Arte  2018.

Será apresentado ainda o premiado Fortunata, exibido no Festa 2018, mas inédito em circuito comercial no Brasil. O longa deu a Jasmine Trinca o prêmio de Melhor Atriz e competiu na Mostra Um Certo Olhar no Festival de Cannes 2017 e na modalidade Melhor Atriz no David de Donatello. 

A animação italiana também ganha destaque com A Gata Cinderela, de Alessandro Rak, que fez sua estreia mundial no Festival de Veneza 2017. O longa, que faz uma releitura moderna e adulta do clássico conto de fadas e transfere a ação para Nápoles, estreou com sucesso em dezenas de países em todo o mundo.
 
Outro clássico que ganha uma releitura contemporânea e bem-humorada é Os Três Mosqueteiros, de Alexandre Dumas. Dirigido por Giovanni Veronesi, Os Mosqueteiros do Rei (foto ao lado) foi um dos maiores sucessos de bilheteria da história recente do cinema italiano. O longa conta com um elenco estelar formado por nomes como Pierfrancesco Favino, Valerio Mastandrea, Rocco Papaleo e Sergio Rubini, que vivem D’Artagnan, Athos, Aramis e Porthos às voltas com o tédio da vida cotidiana até que são convocados novamente para uma missão.
 
Não falta espaço para as comédias que, além de serem sucesso de bilheteria, também lançam um olhar inteligente sobre a vida na Itália contemporânea como O Sonho de Uma Família, de Ginevra Elkann,  Como um Peixe Fora D’Água, de Riccardo Milani, A Vida Em Família (foto ao lado), de Edoardo Winspeare. Outra produção da safra é Bendita Loucura, mais recente filme de uma das estrelas da comédia italiana: Carlo Verdone, que dirige e atua no filme.

O suspense ganha destaque com Testemunha Invisível, de Stefano Mordini, que traz Riccardo Scamarcio, Miriam Leone e Fabrizio Bentivoglio em uma intrincada trama que nos é revelada por meio da perspectiva de cada um dos personagens.

A programação completa com os filmes e horários está disponível no website oficial.

8 ½ FESTA DO CINEMA ITALIANO 2020 

ONLINE E GRATUITO

DATA: 28 de agosto a 10 de setembro

Programação

Acesso aos filmes: Para acessar a programação é preciso se cadastrar na plataforma Looke. Os filmes estarão disponíveis a partir das 9h do dia 28 de agosto até às 22h do dia 10 de setembro.

Aviso: Todos os filmes estarão disponíveis durante todo o período, com exceção de O Sonho de uma Família (Magari?) e A Gata Cinderela (Gatta Cenerentola), disponíveis exclusivamente por 24h, durante o período, nos dias 29 de agosto e 5 de setembro, respectivamente a partir das 18h.


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança