Notícias

Cannes cancela definitivamente sua 73a edição

Publicado em 12/05/20 às 17h52

A edição presencial do 73o. Festival de Cannes foi definitivamente cancelada. Inicialmente previsto para 12 a 23 de maio, o tradicional evento cinematográfico da Riviera Francesa fora adiado por conta da Covid-19, com a esperança de que ainda pudesse acontecer no primeiro semestre, mas a expectativa se dissipou. Por outro lado, acontecerá online, entre 22 e 26 de junho, o Mercado de Filmes de Cannes, como já fora previamente anunciado. 
 
O diretor artístico do festival, Thierry Frémaux, declarou que, no início de junho, divulgará a lista de filmes escolhidos para a seleção oficial de 2020 e que Cannes participará, ao lado de outros festivais, dos lançamentos de alguns desses títulos, no outono europeu, no segundo semestre. Ao mesmo tempo, sabe-se que estes filmes, ao não serem exibidos em Cannes, deverão aparecer em outros festivais que ainda têm expectativa de ocorrer nos próximos meses, caso de Veneza (ainda confirmado para setembro), Toronto e outros. 
 
Criado em 1939, o Festival de Cannes viu sua primeira edição adiada pela eclosão da II Guerra Mundial, em setembro daquele ano. Também em maio de 1968, o festival foi interrompido pelos protestos políticos que sacudiam a França.


Outras notícias