Notícias

CCBB-SP oferece curso online gratuito sobre Fellini

Publicado em 07/05/20 s 15h10

O Centro Cultural Banco do Brasil S. Paulo oferece, a partir do dia 11 de maio, às 19h, online, o curso Fellini, ministrado pelo crítico Filipe Furtado. A ação é gratuita e integra a mostra "Fellini, Il Maestro", que teve sua programação interrompida em decorrência da pandemia do Covid-19.
 
O curso destaca a trajetória de vida e obra do diretor Federico Fellini com duração de três dias e aulas de 1h30 de duração.
 
Filipe Furtado irá abordar o cinema de Fellini, seus períodos históricos, e tentará tirá-lo do impressionismo e do peso do termo “felliniano” e colocá-lo num contexto mais amplo da sociedade e cinema italianos. O curso acontece nos dias 11, 12 e 13 de maio, às 19h. 
 
O curso será veiculado através da plataforma Zoom. O acesso é livre (capacidade máxima 100 participantes) através de link que será disponibilizado nas redes sociais do CCBB-SP: 
https://www.facebook.com/ccbbsp/
https://www.instagram.com/ccbbsp/
 
O curso apresenta a obra de Federico Fellini que, mais do que qualquer outro cineasta de sua geração, representou a ideia do autor de cinema como astro e de um ideal de cinema escrito em primeira pessoa. Ao mesmo tempo, deseja proporcionar um passeio crítico pela sua obra, começando na infância em Rimini, tantas vezes reproduzida autobiograficamente nos seus filmes, e seus anos como roteirista para cineastas importantes como Roberto Rosselini e Pietro Germi até o os filmes finais, nas décadas de 1980 e 1990. Ênfase será prestada a relação inicial com o neorrealismo e as maneiras como ele marcou sua obra posterior, a figura de Fellini como um cronista da sociedade italiana, os anos como superestrela nas décadas de 60 e 70, seu significado e influência, o impressionismo de um cinema pessoal, o casamento com Giuletta Masina e a relação do cineasta com a indústria de cinema italiana ao longo das quatro décadas em que esteve ativo.  
 
SERVIÇO: 
Curso Fellini com Filipe Furtado
Online – Gratuito
Datas: 11, 12 e 13 de maio, às 19h. (duração 1h30 por aula)
Acesso livre pelo link disponibilizado nas redes sociais do CCBB-SP: 
https://www.facebook.com/ccbbsp/
https://www.instagram.com/ccbbsp/
Capacidade: 100 pessoas
 
 
As perguntas do público ocorrem nos últimos 20 minutos de cada aula.
 


Outras notcias