Notícias

Spcine e Projeto Paradiso lançam masterclasses online

Publicado em 27/04/20 às 14h48

O Projeto Paradiso, iniciativa de apoio aos talentos dos audiovisual, lança em 29 de abril o Paradiso Multiplica, em uma primeira edição com a Spcine. A iniciativa reúne masterclasses e workshops sobre roteiro, direção, produção e distribuição, ministrados por talentos da Rede Paradiso, que compartilham com estudantes e outros profissionais do audiovisual os aprendizados adquiridos em instituições de referência em todo o mundo com o apoio das Bolsas do Projeto Paradiso. As atividades realizadas em parceria com a Spcine são online e gratuitas, às quartas-feiras, às 17h, mediante inscrição.  
 
O primeiro ciclo será sobre roteiro e começa com uma masterclass ministrada pela roteirista e diretora Nina Kopko, no dia 29 de abril, às 17h. Formada em Cinema, Nina é tutora do Laboratório de Roteiros da Escola Porto Iracema das Artes, de Fortaleza, e foi diretora assistente dos longas “A Vida Invisível”, de Karim Aïnouz – vencedor da mostra Um Certo Olhar, no Festival de Cannes 2019 – e de “O Silêncio do Céu”, de Marco Dutra.
 
Os interessados em participar da masterclass podem se inscrever entre os dias 20 e 27 de abril pelo link bit.ly/multiplica-nina. Serão disponibilizadas 80 vagas e os selecionados vão receber um e-mail com as informações completas para a participação.
 
O segundo encontro do ciclo de roteiro será realizado em 13 de maio, também às 17h, com a masterclass ministrada por Beatriz Seigner, diretora e roteirista do longa “Los Silencios”, que estreou na Quinzena dos Realizadores de Cannes em 2018 e venceu diversos prêmios em festivais nacionais e internacionais. As inscrições para este encontro serão abertas em 02 de maio.

O “Paradiso Multiplica com a Spcine” ainda contará com mentorias oferecidas pelos bolsistas do Projeto Paradiso, direcionadas a projetos selecionados pelo edital de Longas-Metragens de Baixo-Orçamento da Spcine. O edital utilizou pela primeira vez os mecanismos de inclusão determinados pelo plano de políticas afirmativas da Spcine, que estabelece metas para ampliar a participação de mulheres e pessoas negras no setor audiovisual.

 
Com isso, dos oito projetos contemplados no edital de Baixo-Orçamento, sete receberam pontuação por contemplarem ao menos uma dessas vertentes das políticas afirmativas, sendo cinco deles com a presença feminina em posições de destaque na equipe (Direção, Direção de Fotografia e Coordenadoras de Pós-Produção); e dois que contam com pessoas negras no quadro social da produtora.
 
O segundo ciclo do “Paradiso Multiplica com a Spcine” acontecerá em julho e terá foco em direção. Já o terceiro está previsto para outubro, com foco nas áreas de produção e direção. As mentorias atenderão todas as áreas cobertas pelos três ciclos.


Outras notícias