Notícias

Festival É Tudo Verdade anuncia as atrações de sua 25ª edição

Publicado em 10/03/20 s 16h49

 
Laís Bodanzky, Amir Labaki, Eduardo Saron e Paulo Casale durante coletiva do É Tudo Verdade
 
Comemorando em 2020 sua 25a edição, o É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários amplia este ano para 10 os títulos da competição brasileira - anteriormente este número era sete. Na competição internacional, serão 12 longas em disputa. Tanto os vencedores das competições em longas quanto os das competições em curtas, nacionais e internacionais, estão pré-qualificados para a disputa do Oscar de documentário do próximo ano.
 
Também volta a acontecer em 2020 a Conferência Internacional de Documentários, que não foi realizada no ano passado. A 17a Conferência será realizada no Itaú Cultural, nos dias 28 e 29 de março. Inscrições devem ser feitas pelo e-mail: conferencia@etudoverdade.com.br até 27 de março. As vagas são limitadas.
 
A partir de 26 de março, em S. Paulo, e 31 de março, no Rio, o Festival exibirá 83 filmes, duas séries (A herança da coruja, de Chris Marker, e Women Make Film, de Mark Cousins), com pelo menos 15 premières mundiais. No total, foram mais de 2000 filmes inscritos, provenientes de 106 países. 
 
O circuito de salas exibidoras foi ampliado, em S. Paulo, de 6 para 9. No Rio, continuam sendo 3 salas. O Festival encerra-se em 5 de abril, tendo uma itinerância de 1 de junho a 5 de julho em unidades do Sesc no interior de S. Paulo: Araraquara, Sorocaba, Santos, Ribeirão Preto e Jundiaí. 

Filmes de abertura

Dirigido por Taghi Amirani, Golpe 53 (2019) é o filme de abertura em São Paulo em sessão especial para convidados, às 20h, em 25 de março, no Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer. Golpe 53 investiga, na aurora da Guerra Fria, os envolvimentos da Grã-Bretanha e dos EUA no golpe de Estado que liquidou em 1953 o regime democrático iraniano liderado pelo primeiro-ministro Mohammad Mosaddegh (1882-1967). 
 
O filme conta com a participação do ator britânico Ralph Fiennes e o lendário montador americano Walter Murch assina sua edição e colabora em seu roteiro. 
 
No Rio, o festival terá como atração inaugural, em 30 de março no Estação Net Botafogo 1, A Cordilheira dos Sonhos, de Patricio Guzmán, vencedor do prêmio Olho de Ouro de melhor documentário de Cannes 2019. Guzmán encerra a trilogia formada ainda por Nostalgia da Luz (2012) e O Botão de Pérola (2015) num ensaio sobre os avanços sociais do governo Allende (1970-1973), a repressão brutal da ditadura Pinochet (1973-1990) e a dura herança atual da política econômica desenvolvida no período autoritário. 

Competição longas brasileiros

A Ponte de Bambu Dir. Marcelo Machado. A partir da trajetória do jornalista brasileiro Jaime Martins, testemunhos e imagens de uma família que a mais de meio século divide sua jornada entre o Brasil e a China. 
 
Atravessa a Vida Dir. João Jardim Retrato de alunos do 3º ano do ensino médio de escolas públicas, no interior de Sergipe que se preparam para a prova que pode determinar o resto de suas vidas. 
 
Dentro da Minha Pele Dir. Toni Venturi Documentário sobre o preconceito de raça e classe até os dias de hoje. 
 
Fico te Devendo uma Carta sobre o Brasil Dir. Carol Benjamin A história de três gerações de uma família que teve o destino estilhaçado pela ditadura militar, por meio das investigações da cineasta, filha de Cesar Benjamin, preso político em 1971. 
 
Jair Rodrigues - Deixa que Digam. Dir. Rubens Rewald O retrato de um artista e de um Brasil tão próximo e tão distante. 
 
Libelu – Abaixo a Ditadura. Dir. Diógenes Muniz Onde estão e o que pensam agora, os jovens trotskistas que foram às ruas contra os generais na década de 70? 
 
Meu Querido Supermercado. Dir. Tali Yankelevich, A rotina de funcionários de um supermercado. 

Não Nasci para Deixar Meus Olhos Perderem Tempo Dir. Claudio Moraes Pelo olhar aguçado e sensível do fotógrafo Orlando Brito, ao longo de seus 50 anos de profissão, o documentário relembra fatos e personagens marcantes da história. 
 
Os Paralamas do Sucesso - Os Quatro Dir. Roberto Berliner e Paschoal Samora A música e a amizade entre a banda (Herbert, Bi e João), formada em 1983, e a crucial contribuição de um quarto membro, o empresário José Fortes. 
 
Segredos do Putumayo Dir. Aurélio Michiles Retrato de um dos pioneiros nos inquéritos sobre a violação de direitos humanos, o irlandês Roger Casement (1864-1916), celebrado por escritores como Joseph Conrad e Mario Vargas Llosa.

Competição internacional de longas

Cidade dos Sonhos (Cheng Shi Meng) Dir. Weijun Chen. China, 2019
Um veterano vendedor de rua de Wuhan - a maior cidade da região central da China- luta contra a ordem das autoridades municipais de desalojar seu quiosque.
 
Collective (Colectiv) Dir. Alexander Nanau. Romênia, 2019.
Um grupo de jornalistas do diário Gazeta Sporturilor revela a corrupção nos altos círculos do
poder ao investigar um incêndio na boate Colectiv, em Bucareste, que em 2015 matou dezenas
e feriu mais de uma centena de pessoas.
 
Dick Johnson está Morto (Dick Johnson is Dead). Dir. Kirsten Johnson. EUA, 2020
Um psiquiatra aposentado de 86 anos celebra a vida com sua filha em encenações e fantasiassobre a morte e o além.
 
O Espião (The Mole Agent) Dir. Maite Alberdi. Chile-EUA-Alemanha-Holanda-Espanha,
2020. Um espião neófito é infiltrado em um asilo de idosos.

O Fator Humano (The Human Factor) Dir. Dror Moreh. Reino Unido, 2019
A história dos bastidores de quatro décadas de negociações em busca da paz entre Israel e seus vizinhos do Oriente Médio (Egito, Palestina e Síria), a partir de depoimentos exclusivos dos diplomatas dos EUA que participaram dos esforços de mediação.

Ficção privada (Ficción privada) Dir. Andrés Di Tella. Argentina, 2019
Durante vários dias e noites, um ator e uma atriz lêem a correspondência entre Torcuato e
Kamala, - ele da Argentina, ela da Índia, pais do diretor. Escritas entre os anos 1950 e 1970, as
cartas referem-se a amor e idealismo, registram viagens pelo mundo, falam sobre socialismo e
psicanálise, sobre dor e sonhos desfeitos.
 
Forman vs. Forman Dir. Helena Třěštíková e Jakub Hejna. República Tcheca-França, 2019. Registros públicos e privados combinam-se para um retrato original de Milos Forman (1932- 2018), de seu papel central na nova onda tcheca dos anos 1960 até a premiada carreira em Hollywood (O Estranho no Ninho; Amadeus). 
 
Influência (Influence) Dir. Richard Poplak e Diana Neille. África do Sul-Canadá, 2020 Uma investigação exclusiva sobre a ascensão e queda de uma das maiores empresas de relações públicas, a britânica Bell Pottinger, e de seu fundador, lorde Tim Bell (1941-2019) - de assessor de Margaret Thatcher a explorador de tensões raciais na África do Sul pós-apartheid. 
 
Pão Amargo (Bitter Bread) Dir. Abbas Fahdel. Líbano, 2019 A rotina de um campo de refugiados sírios no Líbano.

 O Rei Nu (Der Nackte König – 18 Fragmente Über Revolution) Dir. Andreas Hoessli. Alemanha-Polônia-Suíça, 2019 Inspirado pelos escritos do jornalista Ryszard Kapuscinski (1932-2007), um ensaio sobre a ruptura do poder a partir de dois movimentos quase simultâneos: a derrubada, no Irã de 1979, do xá Reza Pahlevi (1919-1980) pela revolução xiita liderada pelo ayatolá Ruhollah Khomeini (1902-1989), e a repressão sob comando soviético da “primavera polonesa” encabeçada pelo sindicato independente Solidariedade, em 1981. 

O Rolo Proibido (The Forbidden Reel) Dir. Ariel Nasr. Canadá, 2019 Um mergulho na rica e popular produção cinematográfica do Afeganistão antes de sua brutal repressão pela ascensão do regime do Talibã a partir de 1996. 

Silêncio de Rádio - Silence Radio Dir. Juliana Fanjul. Suíça-México, 2019 Um retrato da radialista e repórter mexicana Carmen Aristegui, vencedora do Prêmio María Moors Cabot de jornalismo em 2008. Em sua luta contra notícias falsas, corrupção do governo e o tráfico de drogas, Aristegui foi demitida de sua estação de rádio em 2015, lançando sua própria emissora on line.

SERVIÇO 

São Paulo – 26 de março a 05 de abril 

Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1.000) Cine Olido (Av. São João, 473) Espaço Itaú de Cinema – Augusta 1 - (Rua Augusta, 1475) IMS Paulista (Avenida Paulista, 2.424) Itaú Cultural (Avenida Paulista, 149) Sesc 24 de Maio (Rua 24 de Maio, 109) 

Rio de Janeiro – 31 de março a 05 de abril

Estação NET Botafogo (Rua Voluntários da Pátria, 88) – Sala 1 Estação NET RIO (Rua Voluntários da Pátria 35) – Sala 4 IMS Rio (Rua Marquês de São Vicente, 476)

É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários/ It’s All True – International Documentary Film Festival www.etudoverdade.com.br / www.itsalltrue.com.br

Foto: Neusa Barbosa

Cineweb


Outras notcias