Notícias

Cineclube Vladimir Herzog (SP) exibe sessão gratuita de documentário de Marcelo Gomes

Publicado em 28/01/20 às 12h41

O Cineclube Vladimir Herzog retoma as atividades nesta terça (28) com a exibição de “Estou Me Guardando para Quando o Carnaval Chegar”, às 19h. O documentário de Marcelo Gomes (“Cinema, Aspirina e Urubus”) trata da história dos fabricantes de jeans de Toritama, cidade pernambucana conhecida por ser um grande centro comercial, que trabalham sem parar, tirando férias apenas na semana do Carnaval. Com isso, o cineclube traz um importante debate para o atual momento brasileiro de precarização do trabalho.
 
A cada ano, mais de 20 milhões de jeans são produzidos em fábricas de fundo de quintal em Toritama, no agreste de Pernambuco. Os moradores têm longas jornadas de trabalho, orgulhosos de serem os donos do seu próprio tempo. O que muda durante o Carnaval.
 
Se a sessão anterior no Cineclube Vladimir Herzog trouxe “Bacurau”, que venceu o prêmio do júri do Festival de Cannes e causou frisson mundialmente, a exibição do mês de janeiro traz um longa que integrou a seleção oficial da Mostra Panorama do Festival de Berlim e o prêmio da crítica no Festival É Tudo Verdade 2019, além de ter recebido Menção Honrosa do Júri Oficial e da ABD/SP.
 
A sessão contará com debate após a exibição com a presença de Áurea Maria Zöllner Ianni, socióloga e professora da Universidade de São Paulo (USP) e Adriano Garrett, jornalista, crítico e pesquisador de cinema.
 
Cineclube Vladimir Herzog
 
O Cineclube Vladimir Herzog é uma iniciativa do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (SJSP), do Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo (SASP) e tem o apoio de militantes cineclubistas do cineclube Baixo Augusta. A proposta é resgatar espaço importantíssimo na resistência à ditadura e na luta pela redemocratização do país. As sessões são sempre nas últimas terças-feiras de cada mês, seguidas por debates com realizadores dos filmes e/ou convidados. Para mais informações, visite nosso blog e nossas páginas nas redes sociais.

Serviço:

“Estou Me Guardando para Quando o Carnaval Chegar”

Data: 28 de janeiro (terça-feira), às 19h.
Local: Rua Rêgo Freitas, 530, Sobreloja, República, São Paulo, SP (Sindicato dos Jornalistas de São Paulo)
Exibição gratuita.

» Filmes relacionados


Outras notícias