Notícias

Documentário sobre Adoniran será lançado em 23 de janeiro

Publicado em 26/12/19 às 17h30

O documentário Adoniran – meu nome é João Rubinato, de Pedro Serrano, estreia no dia 23 de janeiro. O filme acompanha vida e a obra de Adoniran Barbosa (1910-1982), lenda do samba paulista, autor de sucessos como “Trem das Onze” e “Saudosa Maloca”.

Por meio do acervo pessoal do artista, imagens de arquivo raras e depoimentos de amigos e familiares, o público poderá descobrir um personagem multifacetado, que retratou a sua São Paulo em canções e personagens criados para programas de rádio.
 
O documentário traça também um paralelo entre a metrópole de hoje e aquela vivida por Adoniran.  
O longo se originou do curta Dá Licença de Contar, que abrirá as sessões do documentário nos cinemas.

O curta fez muito sucesso e acabou sendo o ponto de partida para desenvolver o filme em formato de longa-metragem. “Nesse meio do caminho senti a necessidade de me aprofundar no personagem Adoniran Barbosa, de conhecê-lo melhor e consequentemente apresentá-lo novamente ao público. Afinal, mais de três décadas passadas de sua morte, ninguém jamais havia feito um filme sobre o maior nome do samba paulista e, sorte a minha, essa bola sobrou para mim” comenta o diretor. 

Mesmo com a dificuldade de acesso aos arquivos da Cinemateca Brasileira, a equipe de produção conseguiu imagens raras de filmes em que Adoniran atuou nos anos 1930, 1940 e 1950. Além disso, a equipe contou com o acervo pessoal do artista, que continha roteiros de rádio dos programas que ele fazia na década de 1950, fotos, objetos pessoais e um material muito pitoresco da música “Figlio Unico”, a versão de enorme sucesso do “Trem das Onze” na Itália.  


Outras notícias