Notícias

Lançado em S. Paulo livro da Abraccine sobre Ismail Xavier

Publicado em 20/09/19 às 08h19

Acontece hoje (20), às 19h30, na Livraria Martins Fontes (Av. Paulista, 509), o lançamento do livro “Ismail Xavier: um pensador do cinema brasileiro”, da coleção “Pensadores” da Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema, publicado pela Edições Sesc.
 
Ismail Xavier: um pensador do cinema brasileiro é a sexta publicação da Abraccine e se configura como um tributo ao autor de inúmeros livros, entre os quais o fundamental “Alegorias do subdesenvolvimento”. Através de  textos que refletem sobre sua trajetória,  docentes, pesquisadores, críticos e intelectuais de cinema, entre eles Robert Stam,  Stephanie Dennison e José Geraldo Couto, examinam a relação do homenageado com o cinema nacional, as conexões que estabeleceu entre cinema e literatura, os conceitos e teorias que gerou, sua atividade como crítico e, por fim, sua influência e legado. São diversos campos de atuação desenvolvidos nas últimas cinco décadas e que agora ganham esta análise condensada, mas de fôlego abrangente.
 
Estarão presentes na sessão de autógrafos o homenageado Ismail Xavier,  os organizadores Fatimarlei Lunardelli,  Humberto Silva e Ivonete Pinto e alguns dos autores paulistas, como  Carlos Augusto Calil.
 
 
SERVIÇO
 
Lançamento do livro “Ismail Xavier: um pensador do cinema brasileiro”
Dia 20 de setembro (sexta), às 19h30
Livraria Martins Fontes (Avenida Paulista,  509, S. Paulo).


Outras notícias