Notícias

CineSesc tem pré-estreia do documentário "Rito do Amor Selvagem"

Publicado em 13/09/19 às 15h01

Com um acervo inédito e falas originais do romancista, cineasta e dramaturgo José Agrippino de Paula, o documentário "Rito do Amor Selvagem", dirigido por Lucila Meirelles e com trilha sonora de Cid Campos, faz a sua estreia no dia 16 de setembro, segunda, às 20h30, no CineSesc, em São Paulo. A sessão será aberta ao público e seguida de bate-papo com a diretora, o cineasta Jorge Bodanzky e o ator Sergio Mamberti. 
 
O documentário traz lembranças, impressões e recordações das pessoas sobre o espetáculo "Rito do amor selvagem", um dos primeiros eventos performáticos e multimídia do Brasil. Ele foi montado em 1969, por Agrippino, com sua mulher, a coreógrafa Maria Esther Stockler, com a participação de Stênio Garcia e do grupo Sonda, no Theatro São Pedro.
 
Cineasta, escritor, dramaturgo, artista multimídia, Zé Agrippino influenciou a geração da Tropicália e foi o personagem chave da contracultura dos anos 60 e 70.  Um artista politicamente poético e bastante crítico em relação as suas raízes históricas. Seu espetáculo "Rito do amor selvagem" incorporou toda a transgressão do período, anunciando uma nova forma de pensar o mundo.
 
Com uma linguagem que mistura ficção e realidade, o documentário é contado por meio de três vertentes: na pessoa de José Agrippino de Paula com falas inéditas sobre o "Rito do amor selvagem", na segunda pessoa com os entrevistados, e na terceira pessoa através de ações performáticas que envolvem cenas e interrupções.
 
Além da visão dos espectadores, a obra traz depoimentos de pessoas que trabalharam no espetáculo e amigos de Agrippino e Maria Esther, como os atores Stênio Garcia e Sérgio Mamberti, a atriz Claudia Alencar, os cineastas Jorge Bodanzky e Hermano Penna, o artista plástico José Roberto Aguilar, o diretor Gerald Thomas, o pintor e gravurista Antonio Peticov, o músico Tom Zé, entre outros.
 
O documentário estreia no SescTV, no dia 20 de setembro, sexta, às 23h (Assista também em sesctv.org.br/aovivo).
Para marcar a estreia do documentário,  o SescTV traz uma novidade: exibe, pela primeira vez, simultaneamente ao evento no CineSesc, "Rito do Amor Selvagem" nas páginas do YouTube e do Facebook do canal.  Ainda a partir desse dia e horário a obra será disponibilizada em todo o Brasil no site sesctv.org.br para ser assistida on demand.  O acesso é gratuito e não há necessidade de cadastro. 
 
A produção é da Armazém Mídia Artes e a realização é do SescTV. 
 
Serviço:

"Rito do Amor Selvagem"

Pré-estreia no CineSesc
Dia 16/9, segunda, às 20h30 (Rua Augusta, n. 2075 – Cerqueira César)
Entrada Gratuita. Retirada de ingresso uma hora antes.

On Demand

Dia 16/9, segunda, em sesctv.org.br
Estreia no SescTV (assista também em sesctv.org.br/aovivo)
Dia 20/9, sexta, às 23h
Reapresentações: 21/9, sábado, 22h; 24/9, terça, 1h; 25/9, quarta, 24h; 28/9, sábado, 22h; e 2/10, quinta, 24h.


Outras notícias