Notícias

Festival de Curtas de S. Paulo dá a largada na trigésima edição

Publicado em 21/08/19 às 10h02

Começa hoje (21), em sessão para convidados no CineSesc e exibições regulares a partir de amanhã o Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo (Curta Kinoforum) completa – e comemora – 30 anos ininterruptos de realização. Criado e dirigido por Zita Carvalhosa e organizado pela Associação Cultural Kinoforum, o evento acontece entre os dias 22 de agosto a 01 de setembro de 2019, com programação gratuita em diferentes salas de cinema da capital: Cinemateca Brasileira, CineSesc, Museu da Imagem e do Som – MIS, Espaço Itaú Augusta, Centro Cultural São Paulo – CCSP, Cine Olido, Cinusp, além dos CEU's Perus, Caminho do Mar e Vila Atlântica. 
 
Com 324 filmes de 53 países, a programação do 30º Festival é dividida em quatro partes: as Mostras Principais Internacional, Latino-Americana, Programas Brasileiros, que revelam um panorama do cinema atual em todo o mundo, além da estreia da Mostra Limite; os Programas Imersivos, que são novidade desta edição; os Programas Especiais, com atrações já tradicionais do Festival, como a Mostra Infantojuvenil, além de atrações diferentes a cada ano; as Atividades Paralelas, que incluem debates e workshops, como o Curta & Mercado e os Kinoforum Labs. 
 
Entre os destaques da programação estão o curta Swinguerra, de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca, realizado pela Fundação Bienal de S. Paulo para representar o Brasil na Bienal de Veneza. Haverá também uma retrospectiva da obra dos dois diretores. 
 
A seleção contempla títulos premiados nos mais importantes festivais do mundo, como o norte-americando Pele (Guy Nattiv), vencedor do Oscar, que trata de tempos de violência e oposições, o grego A Distância Entre Nós e o Céu (Vasilis Kekatos), ganhador da Palma de Ouro em Cannes, que conta uma história de amor inesperada, e o alemão Umbra (Johannes Krell e Florian Fischer), que conquistou o Urso de Ouro em Berlim com seu experimentalismo formal.
 
Serviço:
30º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS-METRAGENS DE SÃO PAULO – CURTA KINOFORUM
Programação: 22 de agosto a 01 de setembro de 2019 – Entrada gratuita
Locais: Cinemateca Brasileira, CineSesc, Museu da Imagem e do Som – MIS, Espaço Itaú Augusta, Centro Cultural São Paulo – CCSP, Cine Olido, Cinusp e CEU's Perus, Caminho do Mar e Vila Atlântica
Patrocínio: Sabesp (via Lei de Incentivo à Cultura – Ministério da Cidadania – Secretaria Especial da Cultura), Ericsson (via ProAC ICMS – Secretaria de Cultura e Economia Criativa – Governo do Estado de São Paulo), SPCine, Prefeitura da cidade de São Paulo, BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), FSA (Fundo Setorial do Audiovisual), SAV (Secretaria do Audiovisual) e Ancine.
Realização: Kinoforum, Superfilmes, SESC, Cinemateca Brasileira, Museu da Imagem e do Som  - MIS.

Informações:www.kinoforum.org/curtas / www.facebook.com/kinoforum


Outras notícias