Notícias

Festa do Cinema Italiano chega a 16 cidades e dobra sua duração

Publicado em 03/08/19 às 16h26

Dobrando sua duração este ano e chegando a 16 cidades do Brasil, o 8 1/2 Festa do Cinema Italiano 2019 ocorre de 8 a 14 de agosto e de 15 a 21 de agosto. 
 
Na primeira semana, o evento será realizado nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Niterói, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Recife.  De 15 a 21 de agosto, chega a Belém, Florianópolis, Goiânia, Salvador, Vitória, além de Fortaleza, Londrina e Natal, que acabam de entrar para o circuito do 8 ½.
 
A programação traz ao Brasil o melhor da safra recente do cinema italiano, com produções inéditas e que foram destaques em festivais de cinema como Cannes. Entre as pré-estreias, estão “Lucia Cheia de Graça (Troppa Grazia)”, de Gianni Zanasi, exibido na Quinzena dos Realizadores no  Festival de Cannes 2018; “Noite Mágica (Notti Magiche)”, o novo longa do consagrado Paolo Virzì; “Euforia”, filme de Valeria Golino; a emocionante história de Dafne, de Federico Bondi; “Desafio de um Campeão”, de Leonardo D'Agostini e “Bangla”; de Phaim Bhuiyan, que acaba de receber o prêmio de Melhor Comédia Italiana de 2019 segundo os críticos italianos.
 
Entre os clássicos contemporâneos, está a sessão especial da minissérie “O Melhor da Juventude”, de Marco Tullio Giordana, que faz sua volta à tela grande. 
 
 
 
Arte na Tela
 
 
No ano em que se comemoram os 500 anos da morte de Leonardo Da Vinci, o festival faz  a sua homenagem aos grandes mestres da arte renascentista ao trazer nas suas imagens oficiais recriações contemporâneas de algumas das obras-primas de Caravaggio, Leonardo Da Vinci, Botticelli, Raffaello e Michelangelo Buonarroti.
 
Esta escolha é representada também em termos de programação. Durante o festival, serão exibidos em pre-estreia “Michelangelo – Infinito”, de Emanuele Imbucci e “Caravaggio - A Alma e o Sangue”, de Jesus Garcés Lambert dois dos filmes que farão parte do ciclo A Grande Arte no Cinema, uma série de documentários de grande impacto que serão exibidos nas salas brasileiras a partir de outubro.
 

Mais novidades, a programação com os filmes, horários e os convidados estarão disponíveis no website oficial: www.festadocinemaitaliano.com.br


Outras notícias