Notícias

Oficina Cultural Oswald de Andrade tem programação sobre cinema em abril

Publicado em 10/04/19 às 10h24

Em abril, o cineclube da Oficina Cultural Oswald de Andrade realiza uma programação com exibição de Crônica de uma cidade real (2018), de Elder Fraga; curso “Uma introdução à história do cinema”, sobre cinema mudo e oficina “Percepções e práticas do cinema experimental”. Todas as atividades são gratuitas: o ingresso para a exibição deve ser retirado 1h antes do evento, já as inscrições para as demais atividades são feitas no site da instituição.
 
A programação inicia com exibição e debate do filme Crônica de uma cidade real (2018). A história do longa de Elder Fraga se passa em São Paulo, onde ao mesmo tempo acontece o resgate de um policial e a punição de um assassino. As exibições acontecem de 17 a 19 de abril em três horários: quarta-feira, 19h; quinta-feira, 19h30 e sexta-feira, 18h. Após as exibições, há um bate-papo com o diretor da obra.
 
O curso “Uma Introdução à História do Cinema” propõe uma reflexão sobre a evolução da linguagem cinematográfica, da criação do cinematógrafo às mais recentes tendências do cinema mundial e nacional, incluindo aulas especiais sobre as principais escolas/movimentos, cinematografias e realizadores. O primeiro módulo do curso apresenta aos participantes a história do cinema mudo, falando da Escola Soviética de Montagem, o cinema silencioso do Japão, Impressionismo francês e Surrealismo, a comédia muda e Chaplin, Keaton e Lloyd, até chegar aos primórdios do cinema mudo no Brasil. Os encontros com Fernando Brito e Raphael Von Peer Cubakowic acontecem entre 16 de abril e 14 de maio, terça-feira às 19h.
 
Confrontando as práticas e estilos do cinema comercial, o cinema experimental é uma forma que diretores têm de ousar e pensar em novas possibilidades livres de amarras pré-estabelecidas. Na oficina “Percepções e práticas do Cinema Experimental”, o professor Diego Arvate mostra aos participantes a experimentação como forma de manifestação artística para o audiovisual. Durante a oficina, são estudados exemplos deste formato de cinema e os participantes desenvolverão trabalhos que serão exibidos posteriormente em uma mostra aberta ao público. As aulas acontecem segunda-feira, às 19h30, e vão de 22 de abril a 24 de junho.
 
 
SERVIÇO: Cineclube da Oficina Cultural Oswald de Andrade
 
Curso | Uma introdução à História do Cinema: Módulo 1 – O cinema silencioso
16/4 a 14/5. Terça-feira, 19h às 21h30
Inscrições gratuitas até 7/4: https://bit.ly/2uwKTUp
Recomendação etária: 18 anos
Exibição de filme + debate: Crônica de uma cidade real
17 a 19/4. Quarta-feira, 19h (exibição comentada); Quinta-feira, 19h30 e sexta-feira, 18h.
Ingressos gratuitos, com retirada a partir das 18h | 30 lugares.
Recomendação etária: 18 anos | Duração: 90 min.
 
Oficina | Percepções e práticas do cinema experimental
22/4 a 24/6. Segunda e quarta-feira, 19h30 às 21h30
Inscrições gratuitas de 8 a 15/4: https://bit.ly/2CHE9rn
Recomendação etária: 16 anos
 
Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo
Telefone: (11) 3221-4704
www.oficinasculturais.org.br

Outras notícias