Notícias

Mostra de cinema polonês em São Paulo começa no próximo sábado

Publicado em 05/12/18 às 12h25

Entre 8 e 15 de dezembro, acontece na Cinemateca Brasileira (SP), a Mostra de Cinema Polonês - 100 anos da Reconquista da Independência, que trará 8 longas, de cineastas como Andrzej Wajda, Roman Polanski e Pawel Pawlikowski.
 
A seleção visa um amplo olhar temático e de diversidade de estéticas, percorrendo períodos históricos, a partir do ponto de vista de diferentes gerações. As obras podem ser divididas em três épocas: a Polônia sob as partições, a Segunda Guerra Mundial e a República Popular da Polônia comunista. Obras clássicas como O homem de mármore, de Andrzej Wajda, e Noites e dias, de Jerzy Antczak, serão apresentadas ao lado de longas contemporâneos, como Guerra fria, de Paweł Pawlikowski, ganhador do Prêmio de Direção em Cannes deste ano, e O Pianista, de Roman Polanski, que levou a Palma de Ouro em 2002, além de Oscar de direção, ator (Adrien Brody) e roteiro adaptado, no ano seguinte.
 
A atriz polonesa Michalina Łabacz estará em São Paulo, onde acompanhará a apresentação do filme Volínia na quinta (13), às 19h30, e participará de um debate com o público. O longa, inédito no Brasil, acompanha a vida dos habitantes poloneses, ucranianos e judeus da região que dá título ao filme, transformada primeiro pela ocupação soviética e depois pelo exército nazista.
 
As sessões são gratuitas, e a Cinemateca fica no Largo Senador Raul Cardoso, 207 (SP).
 
Para mais informações sobre os filmes, e a programação completa, acesse
http://www.cinemateca.org.br/mostra/mostra-de-cinema-polones-100-anos-da-reconquista-da-independencia

Outras notícias