Notícias

Mostra de cinema russo e soviético na Cinemateca (SP) traz inéditos e restaurados

Publicado em 14/11/18 às 14h51

A 5a edição da Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo apresentará na Cinemateca Brasileira (SP) 10 longas entre restaurados no país entre os dias 29 de novembro e 05 de dezembro. Os ingressos para os filmes podem ser retirados gratuitamente, com antecedência de uma hora de cada sessão.
 
O evento é realizado pela CPC – UMES Filmes em parceria com a Cinemateca, e apresentará longas produzidos pela Mosfilm, um dos estúdios mais importantes do mundo. A mostra abre com o Vá e Veja (1985), de Elem Klimov, restaurado em 2017, e um dos filmes de guerra mais perturbadores da história.
 
A seleção também inclui Quando Voam as Cegonhas (1957), de Mikhail Kalatozov, Cidade Zero (1988), de Karen Shakhnazarov, e a épica adaptação do romance Guerra e Paz, de Liev Tolstoi. Dividido em quatro partes (e exibido aqui em 2 dias), o longa de Serguei Bondarchuk foi premiado com o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1969.
 
Além dos filmes, a Cinemateca também abrigará, durante toda a Mostra, a exposição As Matryoskhas, de Nadia Ramirez Starikoff. Filha de mãe russa, a artista tem sua trajetória marcada pela migração. Inspiradas nas bonecas de origem russa, as obras retratam as origens ancestrais, a materialidade do corpo, as conexões com o outro, as relações com o ambiente e, por fim, a relação com o universo. E, no dia 02/12, acontecerá uma edição da tradicional Feira do Leste Europeu, que contará com barracas de comes e bebes típicos, a partir das 13h.
 
Para mais informações sobre os filmes, e a programação completa, acesse - http://www.cinemateca.org.br/mostra/5-mostra-mosfilm-de-cinema-sovietico-e-russo
 
5ª Mostra MOSFILM de Cinema Soviético e Russo
29 de novembro a 05 de dezembro
entrada gratuita | retirada de ingressos com uma hora de antecedência
Cinemateca Brasileira | sala BNDES
(Largo Sen. Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino)

Outras notícias