Notícias

8 1/2 Festa do Cinema Italiano tem edição 2018 em doze cidades

Publicado em 01/08/18 às 12h03

Começa nesta quinta (2-8), em doze cidades brasileiras, o festival 8 ½ Festa do Cinema Italiano, trazendo em sua programação alguns filmes inéditos e premiados em festivais internacionais: caso de Dogman, de Matteo Garrone, que conquistou o troféu de melhor ator no mais recente Festival de Cannes para Marcello Fonte; Fortunata, de Sergio Castellito, que obteve o prêmio de melhor atriz da seção Um Certain Regard de Cannes 2017 para Jasmine Trinca; e Nico, 1988, de Susanna Nichiarelli, vencedor da mostra Horizontes do Festival de Veneza 2017, entre outras atrações. O ator Edoardo Pesce, dos filmes Dogman e Fortunata, é um dos convidados de presença confirmada no Brasil.
 
Depois de dez anos de sucesso em dezenas de cidades lusófonas e em três continentes diferentes,   a 8 ½ Festa do Cinema Italiano encontrou espaço para se tornar um evento de grande relevância também no Brasil. Além do número de cidades – este ano, São Paulo, Rio, Salvador, Belém, Curitiba, Vitória, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Florianópolis e Goiânia -, aumentaram também o número de filmes apresentados e as sessões  programadas, serão quase 300 em uma semana de exibição.
 
Entre outros destaques da programação, estão previstos o último filme co-realizado por Paolo e Vittorio Taviani, Uma Questão Pessoal, baseado no livro de Beppe Fenoglio. La Tenerezza, intenso drama de Gianni Amelio, e A Vida em Família, de Eduardo Winspeare, apresentado no último Festival de Veneza. Assim como Emma, de Silvio Soldini, com uma notável interpretação de Valeria Golino no papel de uma deficiente visual.
 
Igualmente programado um dos maiores sucessos de público da mais recente temporada na Itália, como A Garota na Névoa, de Donato Carrisi, um suspense policial protagonizado por Toni Servillo. O último filme de Gabriele Muccino, A Casa Tutti Bene, e também Made in Italy, realizado por Luciano Ligabue, um dos mais conhecidos cantores e compositores da Itália. Sem falar de Poveri ma ricchi, de Fabio Brizzi, divertida comédia sobre uma família que se torna inesperadamente riquíssima.
 
 Mais informações no website oficial: www.festadocinemaitaliano.com.br

 

 

 


Outras notícias