Notícias

Florianópolis sedia o festival Audiovisual Mercosul

Publicado em 18/06/18 às 12h05

Começa nesta terça-feira (19), dia do cinema brasileiro, o 22º Florianópolis Audiovisual Mercosul - FAM 2018, que terá a exibição de 58 filmes de 10 países - Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, EUA (por coprodução com o Brasil), Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
 
A abertura oficial do FAM 2018 está programada para as 18h30min no Auditório Garapuvu, com a exibição dos filmes da mostra Curtas Mercosul e Catarinense.Os dois filmes catarinenses da noite são:  Par Perfeito, de Débora Herling, tendo como personagem um par de tênis com grande curiosidade pelo mundo e querendo participar dos acontecimentos da vida de sua dona; e Garoto VHS, dirigido por Carlos Daniel Reichel, que traz uma sensível abordagem sobre um adolescente que tem uma câmera no lugar da cabeça, com a qual devolve memórias perdidas a uma garota.
 
Na abertura da Mostra Curtas Mercosul estão os dois filmes brasileiros, Coral da Ponta, de Alan Stone Langdon, um vídeo-arte experimental, produzido na Ponta do Coral, em Florianópolis, a partir da performance Dança Coral, realizada em 2016; e o documentárioem animação O Malabarista, de Iuri Moreno, tendo como personagens malabaristas de rua das grandes cidades. Encerrando a mostra o filme paraguaio odocumentário Ekõ, de Claudio Servin Rios, que reuniu seis realizadores audiovisuais de distintos países (Paraguai, Chile, Argentina, Colômbia e Alemanha) para retratar acomunidade indígena Aché de Ypetîmí, de Caazapá, no Paraguai.
 
Para abrir a mostra convidada Longas Mercosul, às 21h, o filme Açúcar, de Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira, longa-metragem que discute oligarquias e preconceitos no Brasil.
 
Além dos filmes, o festival terá o Encontro de Coprodução do Mercosul, no hotel Maria do Mar, reunindo diferentes produtores da América Latina que terão a oportunidade de apresentar projetos para 10 players, seis canais de televisão - Canal Brasil, Globo News, Box Brazil, Cine Brasil, Canal Fox e Woohoo - e quatro distribuidoras.
Já no campus da Universidade Federal de Santa Catarina, as atividades começam com a abertura da exposição de fotos “Pixote e a arte do still no cinema” no Hall da Reitoria a partir das 17h30min.
 
A partir das 18h, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, começa a apresentação da Mostra Paralela de Música com a Orquestra de Choro Campeche, comandada pelo bandolinista Geraldo Vargas.
 

A programação completa está disponível no www.famdetodos.com.br


Outras notícias