Notícias

Mostra Ecofalante em SP exibirá retrospectiva de Werner Herzog

Publicado em 02/05/18 às 12h53

Um dos nomes mais importantes da história do cinema alemão, Werner Herzog está no centro da retrospectiva da sétima edição da 7ª. Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, que acontece entre 31 de maio e 13 de junho em São Paulo.
 
Serão exibidos 18 títulos dirigidos por Werner Herzog, desde seu primeiro curta-metragem, “Hércules” (1962), até o recente “A Caverna dos Sonhos Esquecidos” (2010). Este último leva o espectador ao interior da caverna Chauvet, no sul da França, local onde os mais antigos desenhos rupestres foram descobertos em 1994. A caverna reúne desenhos intocados e surpreendentemente realistas e a narração hipnótica do próprio cineasta é revestida de contemplações metafísicas. O longa foi eleito como melhor documentário daquele ano pelas associações de críticos de Nova York, Los Angeles e Washington DC, entre outros.
 
A seleção privilegia obras que focalizam o embate homem versos natureza, como “Encontros no Fim do Mundo” (2007), que mergulha na Antártica, um universo solitário, repleto de mitos naturais e desejos antigos, e o controverso “Homem-Urso” (2005), sobre o trabalho de um jovem norte-americano que durante 13 anos acompanhou ursos pardos no Alasca, até ser morto por um deles.
 
Destaca-se ainda a série de produções interpretadas pelo ator Klaus Kinski (1926-1991), uma espécie de alter ego do cineasta: “Cobra Verde” (1987), que teve locações no litoral da Bahia, “Aguirre, a Cólera dos Deuses” (1972) e “Fitzcarraldo” (1982), os dois últimos filmados na Amazônia.
 
Serviço:
7ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental
31 de maio a 13 de junho de 2018
entrada franca
 
Locais:
Cine Reserva Cultural,
Centro Cultural Banco do Brasil 
Circuito Spcine Lima Barreto (Centro Cultural São Paulo), 
Circuito Spcine Paulo Emílio (Centro Cultural São Paulo), 
Circuito Spcine Olido, 
Fábrica Brasilândia,
Fábrica Capão Redondo,
Fábrica Cidade Tiradentes,
Fábrica Itaim Paulista,
Fábrica Jaçanã,
Fábrica Jardim São Luís,
Fábrica Parque Belém,
Fábrica Sapopemba,
Fábrica Vila Curuçá,
Fábrica Vila Nova Cachoeirinha.
 
 
facebook.com/mostraecofalante
twitter.com/MostraEco
instagram.com/mostraecofanlate
mostraecofalante.wordpress.com
www.ecofalante.org.br/mostra

» Filmes relacionados


Outras notícias