Notícias

Documentário brasileiro "O Processo" vence festival internacional na Suíça

Publicado em 21/04/18 às 11h28

O documentário O Processo, de Maria Augusta Ramos, venceu o Grand Prix no Festival Internacional de Documentários da Suíça. O longa, que estreia dia 17 de maio nos cinemas brasileiros, venceu o prêmio de melhor longa-metragem no festival que é um dos três mais importantes do mundo. 
 
O Processo, que teve sua première mundial em fevereiro, no Festival de Berlim e foi escolhido pelo público como o terceiro melhor documentário da mostra Panorama, além de apresentado no Festival É Tudo Verdade, retrata o processo que culminou no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff,  em 31 de agosto de 2016.
 
Diretora de outros documentários premiados, como Futuro Junho (2015), Seca (2015), Juízo (2013), Morro dos Prazeres (2013), Justiça (2004) e Desi (2000), em seu novo trabalho, Maria Augusta Ramos busca compreender e refletir sobre o atual momento histórico brasileiro. A diretora dá continuidade às abordagens desenvolvidas a partir do sistema judiciário do país na trilogia formada por Justiça, Juízo e Morro dos Prazeres.
 
Para realizar O Processo, Maria Augusta passou vários meses em Brasília, sua cidade natal, acompanhando cada etapa que levou ao impeachment, somando 450 horas de material filmado. Sem fazer entrevistas ou intervir nos acontecimentos, ela e sua equipe circularam por corredores do Congresso Nacional, filmaram coletivas de imprensa, registraram as votações na Câmara dos Deputados e no Senado e testemunharam bastidores nunca mostrados em noticiários.

Outras notícias