Notícias

Cannes anuncia acréscimos, inclusive filme codirigido por brasileira na seção UCR

Publicado em 19/04/18 às 11h31

Como costuma acontecer, o Festival de Cannes fez acréscimos a várias de suas seções, incluindo a competição, anunciada há dias. Uma nova participação brasileira foi adicionada na seção Un Certain Regard, com Chuva e Cantoria na Aldeia dos Mortos, filme português codirigido pela brasileira Renée Nader Messora (com o português João Salaviza).
 
Na competição, que vale Palma de Ouro, foram adicionados três títulos: Un couteau dans le coeur, de Yann Gonzalez (França, estrelado por Vanessa Paradis; Ayka, de Sergey Dvortsevoy (Casaquistão, diretor do premiado Tulpan); e Ahlat Agaci, de Nuri Bilge Ceylan (Turquia). No caso dos dois primeiros, são diretores de segunda viagem e estarão pela primeira vez na competição; no caso de Bilge Ceylan, trata-se de um habituê do festival, vencedor da Palma em 2014 por Winter Sleep. Com o acréscimo, serão 21 filmes na competição.
 
Fora de competição, a grande novidade é a volta do dinamarquês Lars von Trier, que exibirá seu novo filme, The House that Jack Built, estrelado por Uma Thurman e Matt Dillon. Von Trier estava extra-oficialmente banido do festival desde 2011, quando foi considerado "persona non grata" pela direção do evento (então, Gilles Jacob) devido à repercussão de declarações suas, encaradas como antissemitas.
 
Na seção Un Certain Regard,houve também três acréscimos, começando pelo filme de abertura, Donbass, do ucraniano Sergey Loznitsa. Além dele, foram incluídos Muere, monstruo, Muere, de Alejandro Fadel (Argentina), e Chuva e Cantoria na Aldeia dos Mortos, dirigido pelo português João Salaviza e a brasileira Renée Nader Messora.
 
As sessões da meia-noite ganharam novas atrações: Whitney, documentário do escocês Kevin McDonald sobre a cantora norte-americana Whitney Houston, e Fahrenheit 451, do norte-americano Ramin Bahrani, segunda adaptação do conhecido livro de Ray Bradbury que foi filmado por François Truffaut. Nesta nova versão, o elenco será integrado por Sofia Boutella, Michael B. Jordan e Michael Shannon.
 
Uma nova Sessão Especial foi acrescentada: a animação Another Day, de Damian Nenow e Raúl De La Fuente.
 
Finalmente, o filme de encerramento do festival, na noite de 19 de maio, será o já lendário The Man who Killed Don Quixote, de Terry Gilliam, que há décadas tenta finalizar a obra, estrelada por Adam Driver, Jonathan Pryce e Olga Kurylenko.

Outras notícias