Notícias

Netflix confirma que não exibirá nenhum filme no Festival de Cannes

Publicado em 11/04/18 às 17h10

Dando sequência à disputa que ocorre desde o ano passado entre o Festival de Cannes e a Netflix, Ted Sarandos, executivo-chefe de conteúdo do serviço, confirmou em entrevista à Variety que não haverá nenhum filme da Netflix fora de competição – uma vez que suas produções já foram banidas da competição, conforme anunciou o festival durante sua edição do ano passado.
 
Na entrevista, Sarandos ainda ironizou o diretor artístico do festival, Thierry Fremaux, dizendo que “não é coincidência que Thierry também baniu as selfies esse ano. Não imagino a quais outros avanços de mídia ele gostaria de se dirigir”.
 
A decisão polêmica foi tomada durante o Festival do ano passado, quando foi anunciado que filmes sem distribuição em salas de cinema na França, a partir da próxima edição, não participariam da competição. Em 2017, Okja, do coreano Bong Joon-ho, era um produção da Netflix, estava competindo e recebeu vaias durante sua sessão oficial. O longa estreou no serviço cerca de dois meses depois da premiere em Cannes.
 
Sarandos disse também que não irá ao Festival, mas uma equipe da Netflix estará presente, e poderá inclusive adquirir direitos de lançamento de longas que estão em competição. Para ele, a decisão de Cannes “prefere celebrar a distribuição ao invés da arte do cinema. Nós somos 100% pela arte do cinema. E, aliás, qualquer festival do mundo também”.
 
O executivo acredita, porém, que essa decisão será revogada em algum momento no futuro, pois, segundo ele, Thierry perceberá como a nova regra “é punitiva para os cineastas e cinéfilos”.

Outras notícias