Notícias

Cine-Cicletada une ciclismo e cinema em São Paulo

Publicado em 17/12/17 às 10h44

Neste domingo (17-12), às 17h, o evento  Cine-Cicletada 2017 vai reunir os amantes da bicicleta e das artes na Praça do Ciclista, em São Paulo. Da Praça do Ciclista, na esquina da Av. Paulista com Rua da Consolação, os ciclistas percorrem a ciclovia do Rio Pinheiros até a Praça do Relógio, na cidade Universitária, onde um telão de cinema ao ar livre aguarda os cinéfilos. Ao final da exibição de cinema, os ciclistas retornam em comboio até o Largo da Batata, onde haverá o encerramento do festival.
 
A sessão de cinema tem temática livre para todos os públicos onde serão exibidos curtas-metragens de destaque em festivais nacionais. A mostra abre relembrando a beleza e a sujeira do Rio Pinheiros, com uma inusitada pescaria realizada pelo Coletivo Santa Madeira no curta Pescaria de Merda (2008), premiado no 20˚ Festival Internacional de Curtas de SP. Da safra mais recente, o curta Galeria Presidente (2016) mostra um local de resistência da cultura de imigrantes africanos em São Paulo. O curta Canção do Asfalto (2017) acompanha o cotidiano de um imigrante chinês no Brasil. O curta Peripatético (2017), premiado no Festival de Brasília este ano, apresenta jovens da periferia e suas buscas por profissões. Já o divertido Borá (2017), melhor curta do Festival do Rio este ano, trata da manipulação da informação nas redes sociais.
 
Cine-Cicletada 2017 é um projeto realizado pelo Ciclo Coletivo e Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) da Escola de Comunicações e ARTES (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), com apoio do Programa de Pós Graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA), Laboratório de Arte, Mídia e Tecnologias Digitais (LabArteMidia), Laboratório de Investigação e Critica Audiovisual (LAICA), colaboração da Farma Ponte e Bio Ritmo, e produção da Okra Filmes.
 
O festival ocorre desde 2012 com entrada  gratuita, valorizando a bicicleta como alternativa à mobilidade urbana e fomentando uma diferente forma de utilizar os espaços públicos da cidade, resgatando as ruas e praças como locais de convivência cultural, possibilitando o livre acesso e o direito de uso da cidade por todos os habitantes. 
 
Programação Cine-Cicletada 2017
17 de dezembro (domingo) das 17h00 às 21h30
 
17h Concentração na Praça do Ciclista 
18h Deslocamento dos Ciclistas 
20h Cinema ao ar livre na Praça do Relógio/USP
21h30 Encerramento no Largo da Batata


Informações:
Duração: 5h (aproximadamente)
Quanto: Grátis
Temática: Livre para todos os públicos
Necessário Bicicleta para realizar o percurso
Utilização de Capacete recomendável
Em caso de chuva o festival não será cancelado.
 
Facebook.com/cinecicletada
Contato: Andrei Moyssiadis (11 99212 2040), Jair Molina Jr (11 98383 6357)
  
Filmes Selecionados Cine-Cicletada 2017:
 
PESCARIA DE MERDA (2009). Dir. Coletivo Santa Madeira. Sinopse: Munidos com varinhas de pescar e roupas de proteção, os integrantes do Coletivo Santa Madeira realizam uma pescaria no Rio Pinheiros. Doc. 04 min, SP.
 
GALERIA PRESIDENTE (2016) Direção: Amanda Gutiérrez Gomes. Sinopse: GALERIA PRESIDENTE é o local de trabalho, o espaço de convivência e a resistência da cultura de imigrantes africanos que residem na cidade de São Paulo. Doc., 19min., SP.
 
A CANÇÃO DO ASFALTO (2017) Dir. Pedro Giongo. Sinopse: narra o dia a dia de um jovem imigrante chinês no Brasil, que trabalha em um boteco com seu tio, oscilando entre o tédio e cobranças opressivas em sua longa jornada de trabalho. Fic., 16min., PR.
 
PERIPATÉTICO  (2017). Direção: Jéssica Queiroz. Sinopse: Em meio às demandas do início da fase adulta, um acontecimento histórico em maio de 2006 na cidade de São Paulo muda o rumo na vida de jovens moradores da periferia para sempre.. Fic., 15 min., SP.
 
BORÁ (2017). Direção: Angelo Defanti. Sinopse: Em setembro de 2012, o prefeito de Borá faz uma postagem no Facebook. Experimental, 14 min., RJ.

Outras notícias