Notícias

Retrospectiva do Cinema Brasileiro abre com filme "A Margem" no CineSesc

Publicado em 06/12/17 às 18h10

No próximo dia 07/12, no CineSesc em São Paulo, abre-se a exposição, OZUALDO CANDEIAS - FOTOGRAFIAS com curadoria de Eugenio Puppo, da Heco Produções. Às 21h, será exibido em cópia restaurada o filme A Margem (1967), daquele diretor, que completa 50 anos de seu lançamento em 2017.
 
Ozualdo Ribeiro Candeias, cineasta paulistano, realizou seu primeiro curta-metragem, Tambaú, cidade dos milagres, em 1955. Candeias aprimora seu conhecimento técnico e teórico frequentando o Seminário de Cinema do MASP entre 1955 e 1957, quando passa a dirigir documentários e cine-reportagens. Sua filmografia é composta por nove longas-metragens, três médias-metragens, treze curtas-metragens, seis cine-reportagens, onze episódios da série História da Arte no Brasil e um telefilme.
 
A trajetória do cineasta, falecido em 2007, aos 89 anos, está ligada à história da Boca do Lixo, polo de produção cinematográfica nos anos 1970. Em paralelo à realização de filmes, registrou em fotografias o dia a dia da Boca entre 1960 e 2000, revelando os bastidores do cinema paulistano da época.
 
A exposição Ozualdo Candeias, Fotografias apresenta uma série de retratos de diretores e técnicos de cinema que atuaram na Boca a partir de experiências com a lente grande angular, registrando os principais personagens que marcaram a história e a efervescência desse lugar. A exposição apresenta também uma seleção de stills do filme A margem, lançado há 50 anos e considerado pelo Instituto Nacional de Cinema (INC) o melhor de 1967.
 
Informações sobre a distribuição de ingressos: https://www.sescsp.org.br/programacao/141746_A+MARGEM

Outras notícias