Notícias

7a Mostra de Cinema Polonês começa no CCBB de São Paulo

Publicado em 04/12/17 às 15h00

Começa nesta quarta (06-12) 7a Mostra de Cinema Polonês, que acontecerá no Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo. Neste ano, a mostra homenageará Juliusz Machulski, exibindo sete longas do diretor, entre eles Sexmissão (1983) e Kingsaiz (1987), que são consideradas suas obras-primas e serão exibidos em cópias restauradas. As sessões são gratuitas.
 
A curadoria da seleção é de Ewa Zukrowska, historiadora de arte polonesa radicada no Brasil. “Para essa edição fizemos um recorte da obra de um poeta satírico do cinema polonês, que tem consistentemente explorado a ironia e o humor e sua rica tradição como caminho para fazer cinema com uma assinatura bem pessoal”, comenta.
 
Kingsaiz (1988) é uma comédia satírica que dialoga com a fantasia e os contos de fadas. Também serão exibidos Déjà Vu (1990), que traz um inusitado encontro entre os mundos comunista e capitalista, resultando numa comédia ácida e uma reflexão sobre o estado do mundo na época, e também Canção de Ninar, que tem inspiração em pinturas de Goya e Velázquez.
 
Na sexta (8), acontecerá uma palestra com a pesquisadora e cineasta Bella Tozini, que traçará um painel geral do cinema polonês da comédia, destacando seu teor político e a obra de cineastas importantes, como o próprio Machulski.
 
A programação completa e mais informações sobre os filmes podem ser acessadas em http://culturabancodobrasil.com.br/portal/7o-mostra-de-cinema-polones/
 
CCBB SÃO PAULO
Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro. São Paulo-SP
Acesso ao calçadão pelas estações Sé e São Bento do Metrô
(11) 3113-3651/3652 | Quarta a segunda, das 9h às 21h
ccbbsp@bb.com.br | www.bb.com.br/cultura

Outras notícias