Notícias

Livros sobre documentário, roteiro e cartazes em lançamento na Mostra de SP

Publicado em 25/10/17 às 09h19

Dentro de sua programação de eventos, a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo apresenta, sempre às 19h, na Livraria Blooks do Shopping Frei Caneca, três publicações inéditas sobre cinema: desde a nova teoria de roteiro proposta por Hermes Leal em As Paixões na Narrativa: A Construção do Roteiro de Cinema, que encerra esta agenda, no dia 31 de outubro; a carreira e obra do designer de pôsters de cinema Marcelo Pallotta, descrita e exibida em Cartazes, já nesta sexta (27); e, abrindo as atividades, nesta quinta (26), os ensaios e análises sobre o Documentário Brasileiro – 100 Filmes Essenciais, elaboradas pela Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema, com a realização de um debate antes sobre a representatividade na cinematografia brasileira, pelo olhar da crítica.
 
Veja abaixo mais detalhes sobre cada lançamento editorial:
 
DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO – 100 FILMES ESSENCIAIS [ABRACCINE]
Dando continuidade à coleção iniciada com a publicação de 100 Melhores Filmes Brasileiros, lançado na edição anterior da Mostra, a Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), em parceria com o Canal Brasil e a Editora Letramento, apresenta Documentário Brasileiro – 100 Filmes Essenciais durante a 41ª Mostra. Em formato de livro de arte e com ilustrações, a publicação reúne ensaios sobre 100 produções documentais brasileiras de diversas épocas e formatos, escritos por componentes da associação e convidados, além de 20 textos que enfocam personagens e movimentos que marcaram a história do gênero no Brasil.
O lançamento, que ocorre no dia 26 de outubro, a partir das 19h, na livraria Blooks (Shopping Frei Caneca), será antecedido do pelo debate "A representação de raça e gênero no cinema brasileiro – os limites da percepção da crítica". Com mediação de Suyene Correia, os convidados Helena Ignez, Jeferson De, Bruno Galindo e Luiza Lusvarghi abordarão questões importantes sobre a atividade crítica, levantadas durante os últimos festivais, em torno da demanda por outros lugares e vozes que não observados pelos profissionais da área.
 
SERVIÇO
Livro: Documentário Brasileiro – 100 Filmes Essenciais
Local: Livraria Blooks – Shopping Frei Caneca
Data: 26 de outubro (quinta-feira)
Horário: 19h – Debate "A representação de raça e gênero no cinema brasileiro – os limites da percepção da crítica"
20h – Lançamento do livro com autógrafos
 
CARTAZES
Imagens do cinema brasileiro são costuradas no decorrer do livro Cartazes, que traz a trajetória do designer de cartazes de filmes Marcelo Pallotta. Com prefácio assinado por assinado por Fernando Meirelles e Ana Muylaert, estão na publicação mais de 15 anos de trabalho do profissional, para quem o cartaz é a primeira imagem que uma pessoa tem em mente quando pensa em um filme, e também estudos para a composição final dos cartazes e comentários dos diretores de cinema sobre seu trabalho.
 
SERVIÇO
Livro: Cartazes
Local: Livraria Blooks – Shopping Frei Caneca
Data: 27 de outubro (sexta-feira)
Horário: 19h – Lançamento do livro com autógrafos
 
AS PAIXÕES NA NARRATIVA: A CONSTRUÇÃO DO ROTEIRO DE CINEMA
Mestre em Cinema e doutor em Semiótica, o escritor e jornalista Hermes Leal apresenta uma nova teoria do roteiro em seu novo livro As Paixões na Narrativa: A Construção do Roteiro de Cinema. Na obra lançada pela editora Perspectiva, o autor, que também é documentarista, elabora uma proposta que vai além das famosas teorias de Robert McKee e Syd Field, calcadas na ação, ao evidenciar as emoções dos personagens na construção da narrativa cinematográfica.
 
SERVIÇO
Livro: As Paixões na Narrativa: A Construção do Roteiro de Cinema
Local: Livraria Blooks – Shopping Frei Caneca
Data: 31 de outubro (terça-feira)
Horário: 19h – Lançamento do livro com autógrafos

Outras notícias