Notícias

Associação de críticos lança coletânea sobre documentários brasileiros

Publicado em 16/10/17 às 16h14

A Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema – lançará no próximo dia 26-10, durante a 41a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, o livro Documentário Brasileiro – 100 Filmes Essenciais. A coletânea traz textos de críticos renomados sobre diversos filmes nacionais, como Cabra Marcado Para Morrer, de Eduardo Coutinho, Serras da Desordem, de Andrea Tonacci, Jango, de Silvio Tendler, Santiago, de João Moreira Salles, entre outros. O livro reúne 100 textos sobre os documentários, além de 20 textos sobre figuras e movimentos importantes na história do gênero no país.
 
O lançamento acontece a partir das 19 horas, na livraria Blooks do Shopping Frei Caneca (Rua Frei Caneca, 596, 3o piso – São Paulo), com o debate “A representação de raça e gênero no cinema brasileiro – os limites da percepção da crítica”, com a presença de cineastas como Jeferson De e Helena Ignez e críticos de cinema. A entrada é franca.
 
A publicação é da editora Letramento, e a organização é assinada pelo crítico Paulo Henrique da Silva, atual presidente da Associação. O preço sugerido é de R$ 79,90.

Outras notícias