Notícias

Documentário “No intenso agora” é premiado no Japão

Publicado em 13/10/17 às 17h30

Documentário “No intenso agora” é premiado no Japão
 
 
O documentário No intenso agora, de João Moreira Salles, foi premiado 15º Yamagata International Documentary Film Festival, um dos principais festivais da Ásia. O filme levou o Prêmio Especial do Júri. longa já havia conquistado três prêmios no Cinéma Du Réel - Festival Internacional de Documentários, em abril na França: melhor trilha (Rodrigo Leão), melhor filme pela Scam (Sociedade civil dos autores multimídia) e pelo júri das bibliotecas.
 
Previsto para estrear no Brasil em 9 de novembro, o longa, antes disso, passará por diversos festivais. No dia 15 de outubro participará do Dei Popoli – 58th Festival Internacional de Documentários, em Florença. No dia 19 de outubro, terá sua première norte-americana com a presença do diretor na competição internacional de documentários do 53º Festival Internacional de Cinema de Chicago. Na sequencia será apresentado no DocLisboa, em Portugal e na Viennale, na Austria. O filme também concorrerá aos prêmios de cinema ibero-americano Fenix, nas categorias Documentário e Trilha Sonora (Rodrigo Leão). A premiação será realizada em dezembro.
 
O filme teve sua primeira exibição pública em fevereiro passado, no Festival de Berlim, no qual foi exibido na Mostra Panorama. No Brasil, o filme participou do Festival É Tudo Verdade, em abril passado. O documentário investiga a natureza efêmera dos momentos de grande intensidade, a partir de imagens da Revolução Cultural na China, em 1966, e os eventos de 1968 na França, na Tchecoslováquia e, em menor medida, no Brasil.

Outras notícias