Notícias

Festival Imperial de Petrópolis reúne filmes e oficinas em outubro

Publicado em 12/10/17 às 14h55

 A partir do próximo dia 18, realiza-se o II Festival Imperial de Cinema de Petrópolis, com programação gratuita até dia 22. Na programação, filmes nacionais e estrangeiros, documentários, workshops, oficinas e debates com painéis sobre os destinos do cinema nacional, trilhas sonoras e adaptações literárias. Durante o evento ocorrerá um painel com representante do Itamaraty e convidado internacional sobre o trabalho de intercâmbio cultural e coprodução cinematográfica entre Brasil e África.
 
A abertura será no Theatro D. Pedro com exibição do filme João, O Maestro, de Mauro Lima, que conta a vida do pianista e maestro João Carlos Martins. Encerrando a noite, haverá o tradicional Baile de Máscaras no Palácio de Cristal, para os convidados.
 
Na programação, constam 12 longa metragens atuais, de perfil autoral e comercial, tais como: Divórcio, de Pedro Amorim; O Filme da Minha Vida, de Selton Melo; e Não Devore Meu Coração, de Felipe Bragança.
 
Em parceria com a Cinemateca Francesa, a Mostra “Musas do Cinema Francês”, exibirá clássicos restaurados onde Brigitte Bardot, Catherine Deneuve, Anna Karina, Jeanne Moreau e Danielle Darrieux protagonizam a visão de Jean-Luc Godard, Louis Malle Jacques Démy e Max Opuls. As sessões acontecem todo final de tarde, na Cervejaria Bohemia.
 
Documentários
 
A Mostra GloboNews Documentários apresentará o retrato de personalidades como Antonio Callado, Fernando Gabeira, Antonio Pitanga e Dom Paulo Evaristo Arns. Na mesma linha, será exibida a série de documentários “Bravos!”, da TV Brasil, que retrata, com uma visão humana, histórias de superação, de brasileiros no seu dia a dia, com um Painel com os realizadores apresentando a série na Universidade Católica de Petrópolis.
A Oficina Infantil Audiovisual acontecerá no Palácio de Cristal, com suporte pedagógico, dois dias durante as manhãs, para crianças de 11 a 13 anos, com foco na produção de filmes para o Youtube. Os professores são Dostoiewski Champangnatte e Jeana Kamil.
 
Ação social
 
 O II Festival Imperial de Cinema de Petrópolis agrega este ano uma ação social que beneficia 130 crianças do Ensino Fundamental da rede pública municipal, com a doação de óculos de grau. A parceria é das idealizadoras e diretoras Luciana Pacheco e Daniela Brescianini com a Prefeitura de Petrópolis por meio do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social e empresas privadas como a Carl Zeiss, Óticas Carol e Ofaltmo Clínica de Petrópolis.
 
 
Para maiores informações acesse o site do festival: www.festivaldepetropolis.com

Outras notícias