Notícias

São Paulo sedia mostra sobre trabalho do diretor de fotografia Vittorio Storaro

Publicado em 13/09/17 às 10h19

Começa em São Paulo, no próximo dia 22 de setembro, a mostra foto-cinematográfica Storaro: Escrever com a Luz, que celebra o trabalho do diretor de fotografia italiano Vittorio Storaro.
 
Reconhecido internacionalmente como um dos melhores diretores de fotografia da história do cinema, ele nasceu em Roma em 24 de julho de 1940. Formando no Centro Experimental de Cinematografia de Roma, estreou com o filme Juventude, de Franco Rossi.
 
No decorrer de sua carreira, participou de mais de 50 filmes com diretores de cinema renomados, como Bernardo Bertolucci, Francis Ford Coppola, Warren Beatty, Woody Allen e Carlos Saura. Alguns dos seus trabalhos mais relevantes foram nos filmes Apocalypse Now,1900,O Conformista, Último Tango em ParisO Último ImperadorO Feitiço de Áquila, Tango Goya.
 
Storaro recebeu mais de 40 prêmios, incluindo o Oscar pelos filmes Apocalypse Now (Francis Ford Coppola), Reds (Warren Beatty) e O Último Imperador (Bernardo Bertolucci).  
 
Dividida em três seções, que correspondem aos conceitos inspiradores de Storaro – a luz, as cores e os elementos -, a mostra apresenta 70 imagens captadas com impressões fotográficas sobrepostas retiradas das obras cinematográficas mais famosas de Storaro, além de 38 obras de arte de famosos pintores, que constituíram a fonte de inspiração para o artista, e uma série de imagens dos atores que interpretaram as personagens de seu percurso como diretor de cinematografia.
 
A exposição já foi exibida na Espanha, Grécia, Itália e recentemente na Argentina e completa o projeto Escrever com a Luz, que se iniciou com a publicação de três livros: A Luz, As Cores e Os Elementos, que percorrem a carreira do artista.
 
SERVIÇO
Storaro: Escrever com a Luz. Dupla impressão entre fotografia e cinematografia
Data: 22/9 a 4/11
Local: Pavilhão da Oca – Parque do Ibirapuera
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, 50, Ibirapuera, São Paulo.
Ingressos: entrada franca

Outras notícias