Notícias

Salas do Espaço Itaú exibem curta em homenagem a Paulo Emílio

Publicado em 06/09/17 às 14h53

A partir de amanhã (07) até a próxima quarta (13), será exibido diariamente o curta Festejo Muito Pessoal, de Carlos Adriano, antes da sessão do filme Como Nossos Pais, de Laís Bodanzky, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Porto Alegre e Salvador. Em São Paulo, o curta poderá ser visto também nas salas de 1 a 4.
 
O curta Festejo Muito Pessoal tem como ponto de partida um artigo de mesmo nome, escrito em 1977 pelo crítico e professor Paulo Emilio Salles Gomes, e publicado postumamente. A montagem com trechos de filmes (citados no artigo e outros evocados por associações temáticas e conceituais) obedece a uma estrutura não-narrativa e musical, em que imagens e sons são articulados segundo correspondências e rimas de formas e motivos, sugerindo ideias e sensações, compondo uma imagem do esquecimento e da memória.
 
O curta de 8 minutos e 30 segundos, foi premiado na 22a edição do festival de documentários É Tudo Verdade, com a Menção Honrosa Melhor Documentário de Curta Metragem da Competição Brasileira, pelo Júri Oficial, e Prêmio Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema), como Melhor Documentário de Curta Metragem da Competição Brasileira. No 27o Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, levou o troféu de Melhor Filme.

Outras notícias