Notícias

Festival de Cinema Italiano percorrerá oito cidades do país

Publicado em 02/08/17 às 16h00

O festival 8 ½ Festa do Cinema Italiano traz mais uma vez ao Brasil uma seleção de filmes da recente produção italiana, com uma mostra que ocorre de 31 de agosto a 6 de setembro de 2017 em oito cidades do País.

Depois de dez anos de sucesso em dezenas de cidades lusófonas em três diferentes continentes, de passar por Porto Alegre em 2014 e 2015, e chegar a mais cinco cidades em 2016, desta vez o festival amplia seu circuito e também será realizado em Salvador e Recife. Além destas, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília, Belo Horizonte e Porto Alegre. A ampliação se deve graças ao apoio fundamental do circuito Espaço Itaú de Cinema e do Cinema São Luiz, em Recife, que exibirão os setefilmes selecionados para a mostra.
 
O filme de abertura desta edição será Em Guerra por Amor (In guerra per amore), película dirigida e estrelada pelo humorista e ator PIF (Pierfrancesco Diliberto), uma comédia divertida e contundente, que faz uma reflexão bem humorada e também profunda sobreo amor, a Sicília e a máfia em uma trama que se passa em plena Segunda Guerra Mundial.
 
Entre os títulos da programação, temos Amori che non sanno stare al mondo de Francesca Comencini, que integra a seleção oficial do Festival de Locarno 2017 e tem estreia marcada para o próximo Dezembro. Um filme que conta as tragicômicas peripécias de Claudia e as suas tentativas de salvar a sua belíssima historia de amor. 
 
O Fantasma Siciliano (Sicilian Ghost Story), de Fabio Grassadonia e Antonio Piazza, filme de abertura da Quinzena dos Realizadores no Festival de Cannes, conta uma história de máfia verdadeira (o desaparecimento do jovem Giuseppe di Matteo, acontecimento que chocou a opinião pública italiana nos anos 90) narrada como se fosse um gótico conto de fadas.  
 
Também integra a seleção a comédia Algo de Novo (Qualcosa di nuovo), de Cristina Comencini.O filme leva para as telas o universo feminino e revela as aventuras e desventuras de duas amigas que são tão opostas quando unidas. Isso até que um fascinante toy boy confundir as duas e por as convicções de cada uma em cheque.
 
A Ternura (La Tenerezza) é o mais recente filme de Gianni Amelio, um dos realizadores mais importantes da sua geração, autor de filmes como Ladro di Bambini e Lamerica. Aqui regressa com um intenso drama sobre a importância das relações humanas. Um filme aclamado pela crítica italiana e maravilhosamente interpretado por Renato Carpentieri, Elio Germano e Micaela Ramazzotti.     
 
A comédia Deixa Rolar (Lasciati andare) - de Francesco Amato, tem o astro Toni Servillo (de A Grande Beleza) como protagonista. No longa ele interpreta Elia Venezia, um psicanalista sedentário que é obrigado a se exercitar e acaba iniciando sua nova rotina com Claudia, uma personal trainer meio avoada e sempre pronta para entrar em apuros.
 
Fechando a seleção, temos A Hora Oficial (L’ora legale) - de Salvatore Ficarra e Valentino Picone, o grande sucesso de bilheteria na última temporada na Itália.  Uma história que fala com bom-humor sobre a grande diferença entre o desejo de viver a legalidade e saber praticá-la no dia a dia.
 
O 8 ½ Festa do Cinema Italiano exibe todos os filmes de sua programação simultaneamente em todas as oito cidades onde ocorre, sempre com dois filmes em cartaz por dia. Além disso, os títulos têm distribuição garantida em território nacional e entrarão em cartaz nos próximos meses. 
 
Mais informações no site oficial:www.festadocinemaitaliano.com.br

Outras notícias