Notícias

Morre Jeanne Moreau, atriz de “Jules e Jim” e “A noite”

Publicado em 31/07/17 às 14h48

A atriz Jeanne Moreau morreu aos 89 anos nessa segunda-feira. A notícia foi dada por seu agente. Com uma carreira de mais de 100 filmes, ela é considerada uma das maiores atrizes do cinema, e participou de clássicos como Jules e Jim – Uma Mulher Para Dois, A noiva estava de preto, ambos de François Truffaut, A noite, de Michelangelo Antonioni, O processo, de Orson Welles, O diário de uma camareira, de Luis Buñuel, e Querelle, de Rainer Werner Fassbinder, entre outros.
 
Indicada ao César, principal prêmio do cinema francês, três vezes, ela ganhou uma, em 1992, por La vieille qui marchait dans la mer. Em 1995 e 2008, Jeanne ganhou dois prêmios César honorários. Assim como em Cannes, em 2003.
 
A atriz nasceu em Paris, em 23 de janeiro de 1928, e começou sua carreira no teatro, estreando no cinema em 1949, com Dernier amour, de Jean Stelli. Pouco depois veio um de seus primeiros grandes trabalhos em Ascensor para o cadafalso, de Louis Malle. Em 1973, filmou no Brasil Joanna Francesa, de Cacá Diegues, no qual interpretou a dona de um prostíbulo em São Paulo, nos anos de 1930. Um de seus últimos trabalhos foi em O Gebo e a sombra, do português Manoel de Oliveira. Nesse filme, atuou ao lado de outras lendas do cinema, Claudia Cardinale e Michael Lonsdale.

Outras notícias