Notícias

Mostra Ciranda Filmes tem sessões gratuitas em São Paulo

Publicado em 18/05/17 às 15h39

Acontece no Espaço Itaú Augusta (Rua Augusta, 1475), entre 25 e 28 de maio, a 4a edição da mostra Ciranda Filmes, que apresenta longas e curtas nacionais e estrangeiros que tem foco em cinema, infância e educação. Além das produções cinematográficas, o evento também conta com rodas de conversa, oficinas e vivências. O tema deste ano é “O que te nutre?”.
 
A abertura acontece com o documentário Nunca Me Sonharam, de Cacau Rhoden, e a mostra conta com longas como Fonte da Juventude, de Estevão Ciavatta; Acabou A Paz! Isto Aqui Vai Virar o Chile-Escolas Ocupadas em São Paulo, de Carlos Pronzato; e Terreiros do Brincar, de Renata Meirelles e David Reeks; e os curtas Verdade Passageira, de Juliana Borges, Pedro Gorski e Roberto Vilela e Waapa, de Paula Junqueira, Renata Meirelles e David Reeks.
 
Entre os estrangeiros, destacam-se Poesia Sem Fim, longa do chileno Alejandro Jodorowski, exibido na Mostra Internacional de Cinema; Les Oiseaux De Passage, de Olivier Ringer; o turco Rauf, de SonerCaner e BarisKaya; a animação canadense Window Horses, de Ann Marie Fleming e os curtas A Bike A Ride, de Bernard Attal e El Origem de La abundancia, de Juan Gabriel Soler Alarcón.
 
Além dos inéditos, filmes com propostas temáticas que sugerem reflexão e debate, como Era o Hotel Cambridge, de Eliane Caffé, terão sessão especial seguida de bate-papo com os respectivos diretores.
 
Duas homenagens completam a programação de filmes da Ciranda: a exibição de Diário de Naná, longa de Paschoal Samora; e Língua Mãe, de Fernando Weller e Leo Falcão, em tributo ao percussionista Naná Vasconcelos; e uma seleção de curtas dos mestres do riso, Charles Chaplin, Buster Keaton e Jacques Tati, que estão na seção Humor à Mesa.
 
Três rodas de conversa vão contemplar os temas Humanidades, Poéticas e Subjetividades, reunindo profissionais de diferentes áreas para pensar junto formas de ação e reação diante de temas relevantes do nosso cotidiano. Na Roda de Conversa Humanidades, dia 25 de maio, estão confirmadas as participações de Reinaldo Nascimento, Sonia Hirsch e André Gravatá, que fará a mediação do encontro. Já na conversa da Roda de Poéticas, na sexta, 26 de maio, Beth Beli, Christiane Paoli Quito e Eliane Caffé serão mediadas por Ana Paula Sousa. E no sábado, 27 de maio, a terceira Roda conversará sobre Subjetividades, com a participação de Christian Dunker, Fátima Caldas, Kika Melham e Mariana David.
 
Já as oficinas e vivencias, trabalharão com preparação artesanal do pão e elaboração do bordado; e uma vivência com exercício de meditação. A entrada para todas atividades do evento são gratuitas, e os ingressos devem ser retirados uma hora antes na bilheteria do cinema. Para mais informações e a programação completa, acesse: http://cirandadefilmes.com.br/br/home/

Outras notícias