Notícias

Matilha Cultural exibe filmes sobre temas sociais em SP

Publicado em 01/05/17 às 12h03

A Matilha Cultural, no centro de São Paulo, oferece uma programação gratuita de cinema, reunindo documentários e ficções sobre temas sociais relevantes neste começo de maio. O grupo De Olho nos Ruralistas exibe dia 2 de Maio às 20h seu primeiro documentário, Sem Clima - uma República controlada pelo agronegócio, que discute a relação entre a bancada ruralista e as mudanças climáticas.
 
No dia 6 de maio (sábado), às 14h, serão exibidos os curtas-documentários Esse Bumbo é Meu, dirigido por Paula Simões e Ruy Reis, e Carolina - O filme, de Camilla Lima, Fernanda Pithan, Jéssica Cruz, Natália Francis e Felipe Nunes. Ambas as produções retratam o universo da mulher negra e seu percurso de empoderamento.
 
Seguem em cartaz na mesma sala o documentário Eu não sou seu negro, que concorreu ao Oscar 2017, o drama ganhador da Palma de Ouro em Cannes Eu, Daniel Blake Com os Punhos Cerrados, de Luiz Pretti, Pedro Diogenes e Ricardo Pretti.
 
Abaixo, detalhes sobre os filmes e seus dias e horários de exibição:
 
Eu não sou seu Negro
Narrado por Samuel L. Jackson, o documentário constrói uma reflexão sobre como é ser negro nos Estados Unidos. Em 1979, James Baldwin iniciou seu último livro, "Remember This House", relatando as vidas e assassinatos dos lideres ativistas que marcaram a história social e politica americana: Medgar Evers, Malcolm X e Martin Luther King Jr. Baldwin não foi capaz de completar o livro antes de sua morte, e o manuscrito inacabado foi confiado ao diretor Raoul Peck, que combina esse material com um rico arquivo de imagens dos movimentos Direitos Civis e Black Power, conectando essas lutas históricas por justiça e igualdade com os movimentos atuais que ainda clamam os mesmos direitos. 
Data de lançamento: 4 de fevereiro de 2017 (Brasil)
Direção: Raoul Peck
Indicações: Oscar de Melhor Documentário de Longa-Metragem
Elenco: Samuel L. Jackson
Roteiro: James Baldwin, Raoul Peck
Produção: Raoul Peck, Rémi Grellety, Hébert Peck
03/05 (4ª feira)
17h
04/05 (5ª feira)
19h
06/05 (Sábado)
16h
17/05 (4ª feira)
17h
18/05 (5ª feira)
19h
19/05 (6ª feira)
17h
20/05 (Sábado)
15h
17h
 
 
Eu, Daniel Blake
Não recomendado para menores de 12 anos
Após sofrer um ataque cardíaco e ser desaconselhado pelos médicos a retornar ao trabalho, Daniel Blake (Dave Johns) busca receber os benefícios concedidos pelo governo a todos que estão nesta situação. Entretanto, ele esbarra na extrema burocracia instalada pelo governo, amplificada pelo fato dele ser um analfabeto digital. Numa de suas várias idas a departamentos governamentais, ele conhece Katie (Hayley Squires), a mãe solteira de duas crianças, que se mudou recentemente para a cidade e também não possui condições financeiras para se manter. Após defendê-la, Daniel se aproxima de Katie e passa a ajudá-la
Data de lançamento 5 de janeiro de 2017 (1h 41min)
Direção: Ken Loach
Elenco: Dave Johns, Hayley Squires, Dylan McKiernan
Gênero Drama
Nacionalidades Reino Unido, França, Bélgica
03/05 (4ª feira)
19h
04/05 e 05/05 (5ª e 6ª feira)
17h
06/05 (Sábado)
17h45
17/05 a 20/05 (4ª feira a Sábado)
19h
 
 
 
Com os Punhos Cerrados
(Brasil, 2014, cor, 74´)
Sinopse: De uma estação clandestina, Eugenio, Joaquim e João invadem a transmissão de rádios tradicionais com poesia, música e provocações. Eles clamam por liberdade e planejam atos subversivos, o que começa a incomodar um poderoso magnata.
Com: Luiz Pretti, Pedro Diogenes, Ricardo Pretti, Samya de Lavor, Rodrigo Capistrano, Uirá dos Reis e Guto Parente
02/05 (3ª feira)
17h
18h30
03/05 e 04/05 (4ª e 5ª feira)
20h40
06/05 (Sábado)
20h
10/05 (4ª feira)
17h30
 
Sem Clima - Uma república controlada pelo agronegócio
02/05 (3ª feira)
20h
Dir. Alceu Luís Castilho & Fabrício Lima
Digital | 41 '| Documentário | COR | 2017
De Olho Nos Ruralistas / Drone | Full HD
Sinopse:De Olho Nos Ruralistas lança seu primeiro documentário: "Sem Clima - uma República controlada pelo agronegócio". Qual a relação entre a bancada ruralista e as mudanças climáticas? Ou, pensando no Acordo de Paris: com o Congresso que temos o Brasil será capaz de cumprir o acordo?Para tentar responder a essas perguntas o observatório entrevistou, durante sete meses, parlamentares e especialistas no tema. A equipe foi até Brasília conversar com os próprios ruralistas, mas acabou expulsa da sede da Frente Parlamentar da Agropecuária, uma mansão no Lago Sul. Por quê?
Desde o impeachment de Dilma Rousseff, em 2016, os ruralistas - que já tinham grande espaço no governo - se fortalecem ao ponto de indicar representantes em diversos postos chave do Executivo. Do Ministério da Agricultura ao Ministério da Justiça, passando pela Casa Civil. O poder político do agronegócio se multiplica.Como eles têm agido no Congresso e no Executivo? Que leis estão aprovando, que projetos (relativos a desmatamento e terras indígenas, por exemplo) podem ameaçar os compromissos assumidos pelo Brasil? E o que pensam os parlamentares e lideranças críticos desse modelo ruralista?
 
Sessão + Bate Papo
Esse Bumbo é Meu e Carolina
06/05 (Sábado)
14h
Sinopse:O filme registra o samba de bumbo, expressão musical tradicional do interior de paulista, herança do tempo da escravidão. O documentário apresenta a luta das mulheres do samba para manterem viva a cultura de seus ancestrais, enfrentando preconceitos e conflitos com a política local. Soluções se apresentam, mas afinal, de quem é esse bumbo?
Direção: Ruy Reis, Paula Simões, Dagmar Serpa, Marina Chekmysheva e Daniel Mirolli
Carolina - O filme
Sinopse:Migrante, negra, favelada e mãe solteira, Carolina Maria de Jesus escreveu o livro "Quarto de Despejo", best seller dos anos 60.
Em "Carolina", a poetisa Tula Pilar se funde a história da escritora do Canindé.
Direção:
Camilla Lima, Felipe Nunes,Fernanda Pithan, Jéssica Cruz e Natália Francis;
 
Mostra Histórias Que Ficam
09/05 (3ª feira)
19h
Corpo Delito é um filme híbrido, dirigido por Pedro Rocha, que se vale tanto de recursos do documentário observacional quanto do roteiro de ficção para contar a história de Ivan, um homem que saiu da cadeia, mas continua preso a uma tornozeleira eletrônica (Doc, 74min, Brasil, 2017).
 
Guarnieri conta história do ator de grande sucesso na televisão, autor fundamental na história do teatro brasileiro e imagem-síntese do artista engajado. Dirigido pelo seu neto Francisco Guarnieri, a obra reflete sobre o papel do indivíduo na sociedade, na arte e na família.(Doc, 72min, Brasil, 2017).
MATILHA CULTURAL - www.matilhacultural.com.br
Rua Rego Freitas, 542 - São Paulo - Tel.: (11) 3256-2636
68 lugares (2 para cadeirantes)
Horários de funcionamento: terça-feira a domingo, da 12h às 20h/ exceto sábados: 14h às 20h
Wi-fi grátis.
Entrada livre e gratuita, inclusive para cães

Outras notícias