Notícias

Festival É Tudo Verdade sedia painel sobre a presença feminina na realização e na crítica

Publicado em 20/04/17 às 17h51

Nesta sexta (21-4), o Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema  participa do debate “As Diretoras e o Documentário - Painelsobre o papel das realizadoras de documentário e sua influência no cenário nacional e mundial do gênero e sua relação com a crítica”. O painel integra a programação do É Tudo Verdade 2017 – 22o Festival Internacional de Documentários e ocorre às 17h, no Centro Cultural São Paulo.
 
Na mesa estarão presentes a editora do TelaTela Flavia Guerra e a editora do Cineweb Neusa Barbosa (críticas integrante das Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema) e as realizadoras Mariana Pamplona e Elisa Gomes.
 
Mariana Pamplona integra a seleção oficial do É Tudo Verdade 2017 com o longa Em um Mundo Interior,participante daCompetição Brasileira de Longas e Médias-Metragens. Dirigido em parceria com Flavio Frederico, o filme busca observar o universo de crianças com Transtornos do Espectro do Autismo, ao acompanhar, em seu dia-a-dia, crianças brasileiras de diferentes regiões, classes sociais e graus de transtorno.
 
Elisa Gomes é produtora de Maria - Não Esqueça que Eu Venho dos Trópicos, dirigido por Francisco C. Martins. O longa integra a competição Brasileira de Longas e Médias-Metragens e documenta a história de Maria Martins (1894-1973)escultora, gravurista, pintora, desenhista e escritora. Artista notável e mulher que sempre desafiou o conformismo, enfrentou preconceitos e, entre outros feitos, participou ativamente da criação da Bienal de São Paulo.
 
Entre as questões a serem discutidas pelas quatro participantes, estão: O documentário, assim como a ficção, também sofre com a pouca presença feminina na direção? Ou há maior representação tanto de profissionais quanto de temas?
 
A participação no evento é gratuita e não depende de inscrições prévias. 
 
SERVIÇO
Debate Elviras - As diretoras e o documentário
Dia 21 de abril, às 17 horas
Centro Cultural São Paulo  - Sala Lima Barreto (Rua Vergueiro, 1000)
Entrada gratuita. Retirar ingressos na bilheteria do local uma hora antes.
 
Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema
Página oficial no Facebook: https://www.facebook.com/coletivoelviras/

Outras notícias