Notícias

Festival francês de documentários homenageará Andrea Tonacci com uma retrospectiva completa

Publicado em 13/02/17 às 11h34

No próximo mês, o francês Cinéma du Réel – International Documentary Film Festival homenageará o cineasta ítalo-brasileiro Andrea Tonacci, morto em dezembro passado, com uma retrospectiva completa de sua obra, com curadoria de Patrícia Mourão e Gustavo Beck.
 
A primeira exibição da obra do cineasta na França aconteceu em 1971, quando seu primeiro longa Bang Bang foi exibido na Quinzena dos Realizadores no Festival de Cannes. Antes disso, no entanto, ele já havia realizado os curtas Olho por Olho (1966) e Blablablá (1968), sobre um ditador que legitima o seu poder num discurso, que é ilustrado com imagens da reencenação da violência e repressão que o levou ao poder.
 
Na sequencia, o cineasta realizou Bang Bang, ícone do Cinema Marginal, que traz um ator vivendo sem a distinção entre a realidade e o filme em que trabalha. Seu filme seguinte e primeiro longa documental, Jouez encore payez encore (1975), acompanha uma trupe de atores brasileiros apresentando O Auto Sacramental, de Calderón de la Barca, pela Europa e Irã.
 
Com o projeto A Visão dos Vencidos, Tonacci pretendia contar a história do continente americano a partir do ponto de vista dos povos nativos. Seguem, então, Conversas no Maranhão (1977-1983) e Os Arara (1980-10983), sobre comunidades indígenas. O ápice desse projeto chega com sua obra-prima Serras da Desordem (2006), que combinando documentário e reencenação, coloca em cena o índio Carapiru, cuja tribo é invadida e os habitantes massacrados. Ele consegue fugir, vaga por diversas regiões do Brasil, até chegar à capital federal e ser levado para FUNAI.
 
O último longa do cineasta é Visto Jamais Visto (2013), que aborda a ligação entre memórias e sentimentos do diretor ao longo de 40 anos, composto por imagens caseiras.
 
A mostra em homenagem a Tonacci acontece entre 24 de março e 2 de abril, no Centre Pompidou. Para mais informações, acesse o site oficial http://www.cinemadureel.org/en

Outras notícias