Notícias

Dia da Consciência Negra será lembrado com sessão de cinema em S. Mateus

Publicado em 17/11/11 às 15h19

Com o tema Consciência Negra, será realizada neste sábado (19) pelo grupo CineIndependente uma sessão de cinema aberta ao público e gratuita. A exibição acontece no CPA - Centro Profissionalizante de Adolescentes, às 19h00 (Estrada da Colônia, 110 - Jd. São Gonçalo, São Mateus, São Paulo) em comemoração ao Dia da Consciência Negra (20-11). O CineIndependente é formado por jovens de São Mateus que participam do projeto Ponto de Cultura Audiovisual Kinoforum, organizando exibições audiovisuais na comunidade.
 
A programação é composta de curtas-metragens produzidos em vários estados, com visões diferentes da mesma questão. Vista Minha Pele, de Joel Zito Araújo (SP), é uma paródia em que a classe social dominante é formada por negros. Quilombo do Livramento, da Mãe Preta Vídeo (PE), é um auto registro quilombola sobre a comunidade de Livramento, em Pernambuco. Negros do Ganho, de Tissiana Carvalhêdo (MA), foi realizado com recursos do primeiro edital público de realização voltado a jovens participantes de projetos sociais com foco em audiovisual. Defina-se (SP) é uma produção de integrantes das Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual.
 
Mais detalhes sobre os filmes abaixo: 
 
Quilombo do Livramento (PE), 13 min
Direção: Mãe Preta Vídeo
 A equipe Mãe Preta Vídeo faz um auto registro do patrimônio imaterial e de aspectos da Comunidade Quilombola de Livramento, em Triunfo, sertão de PE.

Defina-se (SP), 4 min
Direção: Kelly Regina Alvez, Claudio N. de Souza & Daniel M. Hilário
Manifesto audiovisual sobre a trajetória dos negros no Brasil, da senzala à periferia da cidade grande. Defina-se.
 
Negros do ganho (MA), 15 min
Direção: Tissiana Carvalhêdo
Um paralelo entre a situação de vulnerabilidade social dos afrobrasileiros denominados "trabalhadores de rua" e a exclusão social dos "escravos de aluguel" do século 19, em São Luís (MA).

Vista minha pele (SP), 15 min
Direção: Joel Zito Araújo
Uma divertida paródia da realidade brasileira, para servir de material básico para discussão sobre racismo e preconceito em sala de aula. Nesta história invertida, os negros são a classe dominante e os brancos foram escravizados.
 
SERVIÇO:
Exibição CineIndependente e Ponto de Cultura Kinoforum
Data: 19 de Novembro – Sábado
Local: CPA – Centro Profissionalizante de Adolescentes
Endereço: Estrada da Colônia, 110 - Jd. São Gonçalo - São Mateus, São Paulo
Horário: a partir das 19h00

Outras notícias