Canal

Ficha técnica


Avaliação do leitor

PéssimoRuimRegularBomÓtimo 0 votos

Vote aqui


País


Crítica Cineweb

08/05/2003

Segundo filme da trilogia de Wajda sobre a II Guerra Mundial, posterior a A Geração, de 1954 (seu primeiro filme) e anterior a Cinzas e Diamantes (1958). Baseado nas experiências de Jerzy Stefan Stawinski, autor do livro que deu origem ao roteiro, um patriota polonês que, aos 18 anos de idade, participou da batalha por Varsóvia em 1939 e, em 1944, do Levante de Varsóvia.

A ação transcorre na última semana dos 63 dias de duração do Levante de Varsóvia. Os soldados nazistas caçam os rebeldes poloneses por todos os cantos. Um grupo rebelde entra nos canais subterrâneos para fugir da perseguição e tentar juntar-se àqueles que no centro da cidade resistem aos alemães. A escuridão e a sujeira desorientam o grupo. Toda a vez que eles tentam retornar à superfície são recebidos à bala pelo inimigo.

Kanal é considerado o filme que apresentou Wajda, então com 30 anos, para a comunidade cinematográfica internacional. Exibido no Festival de Cannes de 1957, foi agraciado com o Prêmio Especial do Júri.

Sem assinatura


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança