Maria do Caritó

Ficha técnica


Avaliação do leitor

PéssimoRuimRegularBomÓtimo 0 votos

Vote aqui


País


Sinopse

Maria do Caritó é uma solteirona que sonha um dia livrar-se da promessa do pai - que a obrigou a não se casar, devido a uma promessa a S. Djalminha, feita por ele quando ela nasceu, supostamente em troca de salvar sua vida. Maria não aguenta mais a solidão e fica mais agitada com a chegada de um circo, onde conhece o galã Anatoli.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

30/10/2019

Na comédia Maria do Caritó, de João Paulo Jabur, a atriz Lília Cabral interpreta a protagonista, uma personagem que ela já viveu, com bastante sucesso, no teatro. Trata-se de uma solteirona virgem, que mora numa pequena cidade do interior, presa a uma promessa do pai (Sylvio Zilber) supostamente para salvar sua vida quando bebê, e que a condenou a não se casar, prometida que foi a São Djalminha.
 
Lília é um encanto como atriz, carismática, frágil, ingênua e é a principal atração do filme, que tem no elenco ainda a luminosa Juliana Carneiro da Cunha como Teodora, a dona de um circo - é pena que o cinema brasileiro não dê mais e melhores chances para aproveitar o talento de Juliana, desde 1990 integrante do grupo francês Théâtre du Soleil. 
 
O problema do filme é que a transposição da peça do teatro - onde ela foi sucesso por 5 anos - para o cinema não manteve o frescor da história. Desde o começo, a narrativa parece um tanto datada, antiga mesmo, a ponto de não sustentar um mínimo de credibilidade, por mais que se esforcem tanto Lília Cabral, como Kelzy Ecard, na pele de Fininha, sua melhor amiga e confidente, e a citada Juliana - todas elas atrizes muito talentosas. 
 
Nunca parece crível que uma mulher madura como Maria seja tão ingênua a ponto de sustentar seu celibato tanto tempo, nem de manter assim intocado um sonho romântico, como o que ela passa a alimentar por Anatoli (Gustavo Vaz). Que mundo é esse, isolado assim, para abrigar uma personagem tão fora do tempo?

Neusa Barbosa


Trailer


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança