A odisseia dos tontos

Ficha técnica


Avaliação do leitor

PéssimoRuimRegularBomÓtimo 3 votos

Vote aqui


País


Sinopse

Às vésperas da grande crise de 2001 na Argentina, um grupo de amigos da pequena cidade de Alsina juntou suas economias em dólar para comprar uma usina abandonada e montar uma cooperativa. Quando são lesados por um gerente de banco e um advogado, acham que tudo está perdido. Só que não...


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

23/10/2019

Ricardo Darín junta-se novamente ao diretor Sebastián Borensztein - com quem o ator fez Um conto chinês - para estrelar esta comédia dramática, em que atua ao lado do filho, Chino Darín. Adaptando o livro La Noche de la Usina, de Eduardo Sacheri, o filme conta uma aloprada mas também muito justa epopeia de vingança, que rende uma comédia sob medida para o espírito tanto dos brasileiros quanto dos hermanos - dois povos que, decididamente, sabem o que significa levar tombos de seus governantes com planos econômicos mirabolantes.
 
A história ambienta-se em 2001, quando a Argentina estava à beira de uma das piores crises econômicas e políticas de sua história. Mas a entusiasmada turma de amigos da pequena cidade de Alsina, liderada pelo dono de um pequeno posto de gasolina, Fermín (Ricardo Darín) e o borracheiro Fontana (Luis Brandoni), não podia imaginar a hecatombe que viria. Naquele momento, eles se unem a vários conhecidos que, como todo mundo na Argentina, tem uma pequena poupança em dólares, guardados em casa. A ideia é comprar uma velha usina abandonada, fundando ali uma cooperativa, implantando silos e aumentando a renda de todo mundo.
 
A bolada da turma está guardada numa caixa no banco, mas o gerente convence Fermín a depositar tudo em sua conta pessoal, garantindo-lhe que, em troca, lhe arranjará o crédito necessário da quantia que falta para a compra. No dia seguinte, é decretado o chamado “corralito” - ou seja, o dinheiro da turma fica retido no banco e eles só podem sacar 250 pesos por semana, como todos os argentinos.
 
Evidentemente, o gerente sabia o que ia ocorrer, o que revolta os lesados - que, no entanto, nada podem fazer. Ou será que podem? A história gira em torno de como os “tontos”, que foram levados no bico, se organizam para recuperar seu dinheiro, o que envolve operações rocambolescas, divertidas e perigosas em torno de um cofre. Não há como não se identificar com esta trupe e torcer pelo seu sucesso.

Neusa Barbosa


Trailer


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança