Filhas do Sol

Ficha técnica


Avaliação do leitor

PéssimoRuimRegularBomÓtimo 1 votos

Vote aqui


País


Sinopse

Combatentes contra o ISIS, de quem foram prisioneiras, as guerreiras curdas Yazidi comandadas por Bahar vão partir para resgatar uma localidade. Vai acompanhá-las a repórter francesa Mathilde que, como a comandante, tem pendências familiares a atormentá-la.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

18/09/2019

Diretora de segunda viagem, a francesa Eva Husson participou da competição em Cannes 2018 com este drama escrito e dirigido por ela que focaliza a luta das guerreiras curdas Yazidi contra o ISIS. O tema envolvente é revestido de tintas heroicas e um certo didatismo, o que não impede que o filme mantenha o interesse.
 
No centro da história estão duas mulheres, a comandante curda Bahar (Golshifteh Farahani) e a repórter francesa Mathilde (Emmanuelle Bercot). Bahar está convencendo seu próprio superior a deixá-la, com seu batalhão inteiramente feminino, partir na recaptura de uma cidade dominada pelo ISIS. Mathilde a acompanhará nesta missão.
Logo de início, não se sabe muito sobre Bahar, uma lacuna que será preenchida paulatinamente ao longo do filme. Tanto a comandante curda quanto a jornalista francesa têm perdas e dilemas familiares em suas vidas, embora o peso não seja evidentemente o mesmo. A distância sentida por Mathilde da filha que ficou em casa não equivale de modo algum ao desespero de Bahar para reencontrar o próprio filho, raptado e supostamente internado numa escola jihadista.
 
As histórias das integrantes deste batalhão, constituído inteiramente de ex-prisioneiras do ISIS, formam uma coletânea dos horrores praticados por estes fanáticos em suas incursões pelos territórios invadidos, incluindo estupro, tortura e escravidão. Esta perversidade misógina encontra sua contradição no temor dos fundamentalistas de serem mortos por uma mulher - porque aí acreditam que não ascenderão ao paraíso. Um temor que as guerreiras curdas não cessam de estimular.

Mesmo eventualmente comprometido por um certo esquematismo no desenvolvimento de suas sttuações, Filhas do Sol consegue invocar simpatia por suas intrépidas personagens e suscitar interesse pela experiência peculiar destas guerreiras. Faltou um pouco de experiência à diretora para filtrar alguns excessos.

Neusa Barbosa


Trailer


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança