Foro íntimo

Ficha técnica


Avaliação do leitor

PéssimoRuimRegularBomÓtimo 0 votos

Vote aqui


País


Sinopse

Julgando um caso envolvendo um senador corrupto, um juiz de direito está sendo ameaçado. Por isso, é obrigado a passar os dias e noites sob forte segurança no Fórum Lafayette, onde trabalha.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

17/09/2019

A primeira imagem de Foro íntimo são as linhas modernistas do lado de fora do Fórum Lafayette, em Belo Horizonte. Com as imagens em preto e branco, só aos poucos, conseguimos distinguir que aquilo é uma construção. É, num primeiro momento, quase um óvni. A organização arquitetônica do prédio, rígida e simétrica, é quase um contraponto ao caos e ao acúmulo de papéis burocráticos que veremos do lado de dentro ao longo do filme.
 
Primeiro longa como diretor do montador Ricardo Mehedff, o filme investiga a nem sempre sutil relação entre justiça e política, tendo como protagonista um juiz (Gustavo Werneck), obrigado a viver dentro do fórum sob forte segurança por estar julgando um caso envolvendo um senador corrupto. Com roteiro assinado pelo diretor e Guilherme Lessa, o filme se constrói em uma claustrofobia crescente e sufocante, acompanhando um dia na vida desse personagem.
 
Com um único cenário – o longa foi filmado no fórum durante os meses de recesso –, os corredores e salas se tornam o espaço de convivência do juiz, que tem uma relação peculiar com seus seguranças, especialmente com o chefe deles, interpretado por Jefferson da Fonseca Coutinho. É uma relação complexa de cumplicidade mas também de desafio, quando, por exemplo, o juiz é forçado, a contragosto, cancelar eventos. Mas é nas sutilezas que o filme se aprofunda nos meandros das relações delicadas no âmbito do judiciário brasileiro, como a proximidade entre o juiz e o promotor do caso (Léo Quintão).
 
Trazendo ótimos atores em cena – especialmente a dupla Werneck e Coutinho –,  num microcosmo claustrofóbico, com corredores apertados e câmeras de segurança para todo lado, Foro íntimo faz um retrato do país, sublinhando suas contradições e como o famoso jeitinho brasileiro está tão impregnado em nossa cultura que ele acontece sem que os envolvidos nem se deem conta. 

Alysson Oliveira


Trailer


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança