Leste Oeste

Ficha técnica


Avaliação do leitor

PéssimoRuimRegularBomÓtimo 1 votos

Vote aqui


País


Sinopse

Ezequiel é um ex-piloto de corridas atormentado por fantasmas do passado. Ao voltar, depois de mais de uma década, à sua cidade natal, reencontrará seu pai e um antigo amor.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

05/08/2019

 
 
Rodrigo Grota é um curta-metragista premiado, autor de filmes que tem praticamente uma fanbase, como Satori Uso, Booker Pittman e Haruo Ohara. Por isso, seu primeiro longa, Leste Oeste, era muito aguardado. Estreando no formato, o diretor faz um filme delicado e melancólico, focalizando laços de família e amorosos estilhaçados.
 
Ezequiel (Felipe Kannenberg) é um corredor de kart que se afastou de sua família, mas volta à sua cidade natal depois de 15 anos a pedido de seu pai, Ângelo (José Maschio). É um ponto de partida que já se viu em diversas obras de cinema e literatura, sempre um catalisador para um enfrentamento. Nesse tipo de narrativa, o passado é mal resolvido e a volta do protagonista significa encarar seus fantasmas de frente.
 
Grota, que também assina o roteiro, vale-se desse estratagema e constrói uma trama de silêncios, num filme tão claustrofóbico e soturno quanto o passado de Ezequiel. O retorno significa reencontrar também Stela (Simone Iliescu), com quem teve um caso de amor que nunca se resolveu. Ela tem um filho, Pedro (Bruno Silva), que também sonha em ser piloto de corrida.
 
Grota conta a história a partir do olhar pesado de Ezequiel, pautado por um fantasma do passado que precisa ser encarado de frente. Leste Oeste é um filme que acontece aos poucos, revelando-se em meio à escuridão que cerca os personagens. A fotografia de Guilherme Gerais imprime textura aos ambientes e pessoas, dando o tom de uma história que parece tragada por uma época que não é o presente. Se o tempo é incerto, o espaço também o é. O título já dá conta disso.
 
Kannenberg e Iliescu foram merecidamente premiados no Cine PE de 2016. Seus personagens são construídos como quase opostos – ele introvertido, enquanto ela é a força que move a história – mas, no fundo, mostram que são feitos do mesmo material. Um material deformado por feridas que só agora têm a chance de uma cicatrização. 

Alysson Oliveira


Trailer


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança