Made in Italy

Made in Italy

Ficha tcnica


Avaliao do leitor

PéssimoRuimRegularBomÓtimo 0 votos

Vote aqui


Pas


Sinopse

Riko é um operário de muitas virtudes e pouca sorte, preso a um trabalho que o deixa infeliz e um casamento que agoniza há anos. Ele pode contar apenas com seus amigos com os quais enfrenta todas as dificuldades.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crtica Cineweb

08/02/2019

Stefano Accorsi é corpo e alma desse drama de Luciano Ligabue, cineasta, escritor e músico italiano, que retrata uma Itália que não escapa aos efeitos de uma crise contemporânea. Esta crise não é apenas econômica, mas reflete principalmente o cansaço e o desânimo de trabalhadores jovens  e de meia-idade, que começam a perder espaço e são descartados do mercado de trabalho, como peças obsoletas.
 
Accorsi é Riko, operário de uma tradicional fábrica de embutidos de carne de porco que passa as horas enchendo os invólucros para a confecção de mortadela. É um trabalho enfadonho e nada criativo, mas que lhe garante o sustento há 30 anos. Se sair dali, sabe que não conseguirá nada em substituição. Ao seu redor, companheiros começam a ser demitidos e ele sabe que sua hora vai chegar.
 
Seu casamento com Sara (a polonesa Kasia Smutniak), dona de um salão de beleza, está em crise há muito tempo, desde a perda de um filho. Seu reduzido grupo de amigos também vive uma situação parecida. Um dos mais próximos é Carnevale (Fausto Maria Sciarappa), artista plástico, viciado em jogo e que sofre as represálias dos cobradores pelas apostas não pagas. Riko o socorre, mesmo que o amigo não peça.
 
Um dia, Riko e os amigos decidem visitar Roma e passam a noite perambulando pelas ruínas do Fórum romano. Sem a presença dos turistas, as ruas vazias e a iluminação noturna conferem aos edifícios que sobreviveram ao império romano os contornos de uma beleza perdida e de uma paz que eles parecem estar procurando.
 
O fim do passeio traz de volta o presente opressivo e a falta de saídas. Os problemas no casamento de Riko se intensificam, os de Carnevale com o jogo também. Mas o relacionamento entre os amigos e mesmo entre Riko e Sara, com todas as suas dificuldades, pode ser a saída que buscam para tornar o presente mais suportável. Para Riko e Sara, o labirinto está se fechando de forma muito rápida.

Luiz Vita


Deixe seu comentrio:

Imagem de segurana