A primeira noite de crime

Ficha técnica


Avaliação do leitor

PéssimoRuimRegularBomÓtimo 0 votos

Vote aqui


Locais de filmagem


Sinopse

Nos EUA do futuro, assolados por crise e desemprego, os governantes decidem fazer um experimento em Staten Island, no qual, durante uma noite, todos os crimes serão permitidos e ninguém será punido. Se funcionar, o evento acontecerá anualmente no país inteiro.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

12/09/2018

Como se alguém ainda não soubesse – ou alguém estivesse interessado em saber –, resolveram contar as origens da noite de expurgo, na qual crimes são permitidos sem que sejam punidos. Não é nenhuma novidade o que A primeira noite de crime traz como explicação, uma vez que as origens da data estavam mais ou menos contempladas ao longo das outras três produções da série – lançadas entre 2013 e 2016.
 
Com altas taxas de desemprego, descontentamento social e afins, os Novos Pais Fundadores da América resolvem promover um experimento social em Staten Island, onde, por uma noite, todos os crimes estão liberados. Mais do que libertar a população do desejo insano de violência, o governo usa o evento para encobrir chacinas, especialmente de grupos que dependem de fundos sociais públicos.
 
Dirigido por Gerard McMurray, estreante na franquia, a partir de um roteiro de James DeMonaco, roteirista de todos os filmes da franquia, A primeira noite de crime é ambicioso, sendo seu alvo de comentário social o racismo. Boa parte das vítimas (e também dos criminosos) são negras e negros, enquanto a maioria dos vilões, brancos de classe média – como a psicóloga responsável pelo experimento (Marisa Tomei) e o chefe da equipe do governo (Patch Darragh). E há também brancos e brancas pegando em armas e matando afro-americanos.
 
 Os bandidos do bairro se tornam os verdadeiros heróis ao salvar moradores de gente de fora com sede de sangue. Apesar da grande ambição, o filme não acrescenta em nada na questão do racismo e, assim, a transforma num fetiche, pretendendo-se, assim, passar-se como cinema engajado. McMurray, no entanto, é incapaz de ir além do óbvio e, de certa maneira, glamouriza a violência. 

Alysson Oliveira


Trailer


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança