Procura-se Amor em Barcelona

Ficha técnica


Avaliação do leitor

PéssimoRuimRegularBomÓtimo 0 votos

Vote aqui


País


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

10/04/2003

Tudo o que Cassandra Reilly pedia era algo que mudasse sua vida. Qualquer coisa. Tradutora de livros de segunda classe em Barcelona, viajou pelo mundo, mas as únicas coisas que trouxe na bagagem foram os carimbos em seu passaporte. Suas preces foram ouvidas quando Frankie bateu a sua porta.

A partir desse encontro, Cassandra estará envolvida em uma série de conflitos que, para entendê-los, terá de mudar seu comportamento e reavaliar preconceitos - tal como o próprio espectador. Esse é o começo de Procura-se Amor em Barcelona, filme baseado no romance polêmico de Barbara Wilson, Gaudi Afternoon.

Muito embora a versão para a tela deixe muito a desejar, não deixa de ser interessante a mistura de diferentes personagens que a diretora Susan Seidelman (Procura-se Susan Desesperadamente) traz em seu filme. A começar por Cassandra, que parece ter sido extraída diretamente de um filme de Woody Allen, os demais protagonistas e até um pouco da linguagem da produção apontam para caminhos já há muito traçados por Pedro Almodóvar, principalmente no começo de sua carreira de cineasta.

Essa miscelânea de tipos bizarros e problemáticos daria um bom caldo se não fossem os sucessivos tropeços de Seidelman. Com uma boa história nas mãos, que mostra de forma bastante afirmativa as mudanças do núcleo familiar e suas conseqüências, a diretora escorregou ao estereotipar demais cada personagem. Mesmo a discussão do que é feminino e masculino - que apimenta o livro - é convertida para um humor mediano, sem o brilhantismo de Allen ou Almodóvar.

Mesmo com todos esses pequenos pecados, o filme não deixa de ser curioso. Pode-se dizer isso porque a história não traz conforto de final feliz e deixa o espectador pensando em seus próprios defeitos. Autocrítica talvez seja um das mais importantes mensagens de Wilson, que Seidelman deixa como recado final.

Cineweb-11/4/2003

Rodrigo Zavala


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança