Dovlatov

Ficha técnica


Avaliação do leitor

PéssimoRuimRegularBomÓtimo 0 votos

Vote aqui


Locais de filmagem


Sinopse

Seis dias na vida do escritor russo Sergei Dovlatov, que, ao lado do poeta Joseph Brodsky, lutou para manter sua integridade intelectual e artística na Rússia soviética dos anos de 1970.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

12/06/2018

Ao acompanhar seis dias na vida do escritor e poeta russo Sergei Dovlatov, este filme é uma elegia a um passado no qual a poesia e a prosa eram de extrema importância e relevância e seus praticantes pagavam um preço alto para se manterem fieis aos seus princípios, não se submetendo ao sistema – seja ele qual for. Dirigido por Alexey German Jr, Dovlatov pode não ter a mesma criatividade de sua obra anterior, Sob nuvens elétricas (exibido na Mostra de São Paulo em 2015), mas seu discurso é importante e seu visual, arrebatador.
 
O protagonista é interpretado pelo ator sérvio  Milan Maric, cuja presença em cena é hipnótica, andando pelas ruas de Leningrado em seis dias gélidos em novembro de 1971. Seu círculo de amigos é formado de escritores, editores e jornalistas, todos lutando para ganhar seu pão de maneira digna, embora o regime soviético tente forçá-los a participar de uma rede de mentiras.
 
Dovlatov recusa-se a entrar na União dos Escritores, e isso dificulta cada vez mais a publicação de suas obras. Os problemas se acumulam, como a falta de dinheiro e o casamento que caminha para o divórcio. Ele anda de um lado para outro – às vezes com a filha pequena – e vai a um clube de jazz e encontra um “traficante” de livros ocidentais (“Lolita é um sucesso”, diz o homem).
 
Um dos momentos mais fortes é quando vai entrevistar um homem que trabalha numa escavação e escreve poesia. Ao chegar lá, descobre que o outro não escreve mais por conta de uma desilusão amorosa. Nesse cenário, porém, feridas da Segunda Guerra emergem. Isso permite que German Jr. reveja a história de seu país num fluxo contínuo, passado e presente não são muito claros. Dessa maneira, o atual presente também emerge como uma pesada herança. 

Alysson Oliveira


Trailer


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança