Comboio de sal e açúcar

Ficha técnica


Avaliação do leitor

PéssimoRuimRegularBomÓtimo 1 votos

Vote aqui


Locais de filmagem


Sinopse

Durante uma guerra civil que causa destruição e medo em Moçambique, um grupo de pessoas embarca num trem com destino a um país vizinho, Malawi, com a esperança de uma vida um pouco melhor.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

05/06/2018

Comboio de sal e açúcar, o primeiro longa da história de Moçambique inscrito para o Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira, é dirigido pelo brasileiro Licínio Azevedo – que se radicou no país africano há mais de 40 anos. O roteiro, baseado num romance dele mesmo, acompanha a fase final da Guerra Civil do pais (1977-1992) e busca a dimensão histórica do conflito e suas consequências por meio de jornadas pessoais de um grupo de personagens – especialmente civis que tomam um trem em direção a Malawi.
 
Azevedo constrói pacientemente a narrativa, explorando a trajetória de alguns personagens que embarcam nesse trem. Rosa (Melanie de Vales Rafael) acaba de se formar em enfermagem e a viagem representa a possibilidade de se reunir com a família. O comboio conta com a proteção do misterioso Comandante Sete Maneiras (Antonio Nipita) e do Tenente Taiar (Matamba Joaquim), junto com um grupo de soldados.
 
Rosa, sem outra opção, começa a cuidar dos feridos, depois que o trem é atacado por rebeldes. Ela conta com a ajuda de uma nova conhecida, a Sra. Mariamu (Sabina Fonseca). Aos poucos, também, a enfermeira e o tenente Taiar começam a se envolver, apesar dos horrores do conflito que os cercam.
 
A moça, de certa maneira, enquanto realizava seus estudos na universidade, estava protegida do conflito. A realidade apenas vem à tona quanto embarca no comboio, não apenas porque conhece pessoas cujas vidas foram destruídas pela guerra, como também por tudo que a cerca na viagem. Nesse sentido, o trem serve também como uma metáfora, uma jornada de amadurecimento de Rosa – mas, claro, não apenas dela. É também a possibilidade de uma nova vida, de um pouco de esperança para dezenas de pessoas que também estão ali. 

Alysson Oliveira


Trailer


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança