Los territórios

Ficha técnica

  • Nome: Los territórios
  • Nome Original: Los territórios
  • Cor filmagem: Colorida
  • Origem: Brasil
  • Ano de produção: 2017
  • Gênero: Drama, Documentário
  • Duração: 90 min
  • Classificação: 12 anos
  • Direção: Ivan Granovsky
  • Elenco:

Avaliação do leitor

PéssimoRuimRegularBomÓtimo 0 votos

Vote aqui


Locais de filmagem


Sinopse

Ivan Granovsky é um jovem cineasta argentino que nunca conseguiu terminar um filme. Após os ataques ao jornal francês "Charlie Hebdo", em 2015, ele resolve seguir os passos de seu pai, um jornalista importante, e investigar conflitos ao redor do mundo.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

04/06/2018

É preciso aceitar comprar pelo preço que se vende o filme Los Territórios. É preciso entrar no jogo do diretor, coprodutor, corroteirista e protagonista Iván Granovsky para achar alguma graça no filme, coproduzido entre Brasil, Argentina e Palestina. Não se devem fazer muitas perguntas, senão, o castelo de cartas do longa (Documentário? Ficção?) desmorona. Mas também não é fácil aguentar 90 minutos do ego imenso de Granovsky sem se perguntar: “Que raios?”
 
Não é fácil, nem prazeroso, nem divertido. Los Territórios se vende por um preço bem mais alto do que aquilo que pode entregar. Segundo a sinopse oficial, no site da distribuidora, “[após] o ataque ao jornal satírico Charlie Hebdo [2015] em Paris, Ivan, um rapaz frívolo e filho de um proeminente jornalista argentino, embarca em uma jornada pelos cenários de diferentes eventos geopolíticos no planeta.” Ivan pode ser o diretor, um alterego dele, ou um personagem completamente inventado. Pouco importa, na verdade, mas o que se tem na tela é uma figura pouco simpática e excessivamente egocêntrica e egoísta.
 
Ivan, personagem (diretor?), conta que a existência desse filme é um milagre. Todas as suas tentativas de fazer cinema antes foram abandonadas. Como nada dá certo, ele resolve seguir os passos do pai, o respeitado jornalista argentino Martín Granovsky, especialista em cobrir questões políticas ao redor do mundo. Juntos os dois fazem algumas viagens – inclusive ao Brasil, onde visitam o presidente Lula.
 
Ivan começa se interessar por questões geopolíticas e resolve acompanhar conflitos e manifestações pelo mundo – inclusive em São Paulo. O problema é que ele sempre chega tarde demais. Ele mesmo admite que não serve para ser jornalista – uma entrevista que faz com o jogador de futebol Pocho Lavezzi é constrangedora para ambos.
 
Los territórios talvez queira falar da nossa incapacidade como pessoas de compreender conflitos e questões políticas que vão além de nosso quintal. Talvez também seja sobre a incapacidade da mídia para cobrir tais assuntos no calor dos fatos. O filme também poderia ser sobre como o cinema documental passa por um filtro pessoal e como diversas questões impedem que uma verdadeira isenção exista. Pode ser sobre tudo isso e muito mais, mas o ego gigante de Ivan fica na frente da câmera e encobre todas as possibilidades. 

Alysson Oliveira


Trailer


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança