Desobediência

Ficha técnica


Avaliação do leitor

PéssimoRuimRegularBomÓtimo 3 votos

Vote aqui


Locais de filmagem


Sinopse

Ronit vive há anos em Nova York, depois de ter rompido com o pai, rabino na comunidade judaico-ortodoxa do norte de Londres. Quando recebe a notícia de que ele morreu, ela volta ao lugar de sua infância e juventude. E ressurge o conflito que a afastou dali, quando ela renova a ligação com Esti, sua amiga de infância, agora casada com outro amigo, o rabino Dovid.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

16/05/2018

Primeiro filme em inglês do premiado diretor chileno Sebastián Lelio (Uma mulher fantástica), Desobediência tematiza a liberdade de escolha num ambiente judeu-ortodoxo, adaptando o romance da autora inglesa Naomi Alderman.
 
Também produtora do filme, a atriz Rachel Weisz é a protagonista Ronit, uma fotógrafa inglesa radicada há anos em Nova York depois de uma ruptura com a família. Quando recebe a notícia da morte do pai, o rabino Rav Krushka (Anton Lesser), com quem nunca mais havia mantido contato, ela sofre um forte abalo. E empreende uma viagem de volta, não só à comunidade ortodoxa londrina onde foi criada como ao próprio passado.
 
Nestes anos após o rompimento com o pai e a religião, Ronit mudou muito – mas a recíproca não é verdadeira. De volta ao local de sua infância e juventude para participar do funeral paterno, ela reencontra tudo exatamente como deixara, o que reforça sua posição de estranha no ninho.
 
Ela revê seus melhores amigos, Dovid (Alessandro Nivola) e Esti (Rachel McAdams), agora casados. E tem um choque com a transformação da antes rebelde Esti numa perfeita representante da esposa ortodoxa, enquanto Dovid, como esperado, está prestes a ser confirmado como substituto de Rav, ele que era seu mais dileto aluno e protegido, verdadeiro filho adotivo.
 
O retorno de Ronit inquieta a comunidade que, apesar da tolerância velada à sua presença, não esconde o mal-estar pela lembrança do motivo de sua partida, uma paixão adolescente entre ela e Esti. Apesar disso, Dovid não hesita em acolhê-la como hóspede em sua própria casa, o que se torna fator de uma tensão que o diretor Lelio explora habilmente ao longo do filme. Um de seus maiores trunfos é o equilíbrio neste jogo entre sobressalto e contenção que o diretor imprime à narrativa, distribuindo as revelações de Esti e Ronit ao mesmo tempo que permite a explosão de seus sentimentos no presente, à luz de outra situação.
 
As cenas de intimidade entre as duas mulheres ensejam uma comparação com outros filmes, como Azul é a cor mais quente, de Abdellatif Kechiche, em favor de uma muito maior delicadeza neste filme de Lelio, sem que lhe falte intensidade. Visivelmente, a abordagem do cineasta chileno é muito menos voyeur.
 
Desobediência mostra-se mais instigante no sentido de que não só retrata uma história de amor entre duas mulheres como é capaz de contemplar outros aspectos da questão da liberdade de escolha – e não só destas duas mulheres. O personagem do marido, Dovid, é enriquecido de nuances que o deslocam de um tradicional papel de repressor, impregnado como é de nuances, expressadas com talento pelo ator Alessandro Nivola, talvez em seu melhor papel no cinema.
 
Outro acerto do filme é eximir-se de qualquer sinal de uma vilanização da religião ou do ateísmo, tornando-se capaz de extrair da história valores mais amplos e gerais. Uma questão, para Ronit, é sua reconexão com a simples verdade de que ela amava o pai, apesar de todas as diferenças a separá-los, e de encontrar uma forma de lidar com resíduos de uma culpa sufocada pela distância, mas ainda viva em sua pele.
 
De seu lado, Esti é a personagem destinada a fazer as escolhas mais difíceis e arriscadas, tornando-se uma espécie de centro nevrálgico entre Ronit e Dovid. O bom mesmo é como o filme consegue tratar de tantas emoções complexas sem mergulhar em nenhum excesso de melodrama.

Neusa Barbosa


Trailer


Comente
Comentários:
  • 06/07/2018 - 09h03 - Por ABEL DE CARVALHO RAPOZO gostei muito de uma mulher fantástica e quero ver essa estreia dele no cinema estrangeiro .
Deixe seu comentário:

Imagem de segurança